Notícias da Diocese

Biografia do Monsenhor Luiz Gonzaga Juliani será lançada sábado, 28 de julho

Publicado em 26 de julho de 2018 - 15:25:04

O IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba) lança neste sábado, dia 28 de julho, a partir das 16 h, o livro biográfico do pároco emérito da Paróquia de São José, Monsenhor Luiz Gonzaga Juliani.

O evento será realizado na sede do Cesac (Centro Social de Assistência e Cultura São José), entidade filantrópica que está localizada a rua Ubatuba, 61, no bairro Paulista.

O livro biográfico tem a autoria do jornalista Edilson Rodrigues de Morais, que foi o responsável por transcrever os causos e acontecimentos que marcaram a história de vida deste religioso, que esteve oficialmente à frente da Paróquia de São José por 42 anos, entre os anos de 1964 a 2006.

A obra conta a trajetória deste religioso que nasceu na cidade de Capivari e chegou a Piracicaba no início dos anos 50 para trabalhar na Paróquia Imaculada Conceição, na Vila Rezende. Neste período, ele foi o responsável por coordenar a construção do novo Seminário da Nova Suíça; erguido numa área reservada naquela época para recanto de férias de padres.

No ano de 1964, o ainda Cônego Luiz assumiu o cargo como pároco da Paróquia de São José, onde fez história com uma vida de trabalho dedicada ao bem-estar material e espiritual dos fieis da comunidade.

À frente da Paróquia São José por 42 anos, Monsenhor Luiz deixou como um de seus principais legados a implantação da novena da Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que acontece há 54 anos todas às quartas-feiras na matriz da Igreja de São José, nos horários das 15 horas e 19h30.

O livro é uma narrativa da trajetória deste sacerdote que viveu intensamente a rotina dos compromissos com a paróquia e foi responsável pelo crescimento do movimento da Pastoral da Juventude e um dos incentivadores de várias ações de melhoria social para as comunidades pobres e rurais atendidas pela Paróquia de São José.

A obra biográfica conta com produção da Audaxia Agência Gráfica e foi editada em 112 páginas, divididas em 27 capítulos. A produção fotográfica da capa tem a autoria de Fran Camargo.
O autor, jornalista Edilson Rodrigues de Morais explica que o livro começou a ser escrito há dois anos e meio e foi inteiramente montado a partir das memórias e relatos descritos por Monsenhor Juliani, hoje com 91 anos de idade.

“Tenho uma relação antiga com Monsenhor Luiz, porque fui membro da Pastoral da Juventude nos anos 80. O livro traz uma leitura simples de um homem que viveu para a igreja e dedicou toda a sua trajetória para fazer o bem e promover a melhoria para o povo das comunidades por onde passou. Até hoje, ele vive para dedicar-se a Deus e ao próximo, sendo um verdadeiro exemplo de bondade.” – destaca o autor, jornalista profissional há 23 anos.

Texto: Edilson Rodrigues de Morais (autor da obra)