Encontro “Eleições à luz da Igreja” é realizado no Seminário São Fidélis

18/09/2018  |  14:27:25

No dia 4 de setembro, o Centro Franciscano de Espiritualidade, juntamente com a Comissão de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC), tendo em vista a crise política que nos encontramos e os desafios de uma formação cidadã consciente, promoveram um encontro formativo com o tema “Eleições à luz do ensino da Igreja – democracia, ética e fé”. O encontro foi conduzido por frei Pedro Silvério, frei Marcelo Toyansk e pela representante da Pastoral de Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo, Mônica Lopes. Utilizaram a cartilha de orientação política, elaborada pela CNBB Sul2, distribuindo 150 exemplares neste encontro.

O encontro foi pautado sob quatro momentos. O primeiro uma reflexão auxiliada por frei Pedro que, de forma breve, orientou sobre “ética e cidadania”. Em seguida, frei Marcelo refletiu “a Igreja e as eleições”, e após assistiram um vídeo sobre a “democracia”, hoje tão atacada pela economia de mercado. Por fim, Mônica discorreu sobre os dois últimos temas da cartilha, que de forma geral refletiam sobre a “política nas ações e cidadania”, não se restringindo a ação política apenas ao ato de votar, mas tornando-se a participação efetiva das pessoas na construção de um projeto de país. Depois destas falas, houve um momento de debate e aprofundamento destes temas, com a proposta de que realizemos mais encontros na perspectiva de Fé e Cidadania.

Neste mesmo dia tivemos também a abertura da exposição itinerante de fotos de Dom Paulo Evaristo Arns, cardeal franciscano e incansável defensor dos direitos humanos e contra a tortura, cedidas pela Pastoral Operária.

Frei Marcelo Toyansk Guimarães (Capuchinho – Piracicaba)