“Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura” Mc 16,15

Santa Bárbara d’Oeste celebra 200 anos de fundação

04/12/2018  |  17:35:36

Aos quatro dias do mês de dezembro de 1818 era inaugurada a Capela de Santa Bárbara e, era oficialmente proclamada a criação do Município de Santa Bárbara D’Oeste. Capela feita de pau a pique, construída a pedido de Dona Margarida da Graça Martins, que doou uma parte de suas sesmarias para construção. Posteriormente, acabou se tornando a única mulher no Brasil a fundar um município.

A cidade cresceu e foi necessária a construção de uma nova matriz de alvenaria, sendo assim elevada a Paróquia em 1842 e, com o tempo foi se expandindo, com a colocação da torre e dos vitrais.

A cidade também acolheu os imigrantes Norte-Americanos que fugindo da guerra Civil Americana, fato que pela mistura de línguas inglesa e portuguesa surgiu o clássico sotaque barbarense. Também, o primeiro carro fabricado no Brasil foi feito em terras barbarenses o Romi-Isetta produzidos pela indústria Romi – SA.

A cidade quase teve seu nome alterado de Santa Bárbara D’Oeste para Canatiba, fato evitado pelo grande Vigário da Matriz Santa Barbara, Monsenhor Henrique Nicopelli.
Com o lema em seu Brasão “Sancta Barbara Bene Juvante” (sob a proteção de Santa Bárbara) nos alegremos hoje, dia 4 de Dezembro de 2018, com suas 12 paroquias, o Bicentenário da Matriz Santa Bárbara e da Cidade de Santa Bárbara D’Oeste.

Ocorreu nesta manhã, às 9h, a Missa da Padroeira. Também as 18h ocorrerá a Santa Missa com Procissão pelas ruas centrais da cidade. Após a missa e no próximo final de semana, ocorrerá eventos oferecidos pela prefeitura em comemoração aos 200 anos de Santa Bárbara d’Oeste.



Fonte: Pascom/ Região Santa Bárbara

 

Onde estamos

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis
Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP
Fone: 19 2106-7575
Falar Conosco

Horários de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda à Sexta das 08h às 11:30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda à Sexta das 13:30 às 17:30

Diocese de Piracicaba