Notícias da Diocese

Diocese adere a campanha pela instalação do Baep em Piracicaba

Publicado em 1 de março de 2019 - 14:09:57

A Diocese de Piracicaba, que tem como bispo Dom Fernando Mason, é a mais nova parceira na luta pela instalação do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) em Piracicaba. A iniciativa do prefeito Barjas Negri já tem o apoio da Câmara de Vereadores e da Gazeta de Piracicaba e articulação do deputado estadual Roberto Morais. Serão colhidas assinaturas para um abaixo-assinado, que será entregue ao governador João Dória Jr., com o pedido.

No total, 15 municípios fazem parte da Diocese de Piracicaba. São 69 paróquias, 28 das quais instaladas na cidade. De acordo com o coordenador diocesano de Pastoral, padre Kleber Fernandes Danelon, as listas para o abaixo-assinado serão enviadas para os e-mails das paróquias, com o pedido de apoio aos padres para coleta das assinaturas dos fiéis.

“A ideia é aproveitar o início da Quaresma para conscientizar as pessoas sobre o benefício que seria termos uma polícia especializada. Há um crescimento grande não só de Piracicaba, que chegou aos 400 mil habitantes, mas da região. Seria importante não depender apenas de São Paulo para atender a cidade e a região, aumentando o efetivo da polícia e a própria sensação de segurança”, observou padre Kleber. “Espero que haja de fato esse apoio. A segurança social é uma causa que preocupa os piracicabanos e todos da região”, finaliza.

COMPROMISSO
- Em sua campanha ao governo do Estado pelas redes sociais, no ano passado, João Dória assumiu alguns compromissos com Piracicaba, um deles foi a instalação do Baep. Os abaixo-assinados poderão ser reproduzidos e, após a coleta das assinaturas, encaminhados à Câmara de Vereadores e também à Prefeitura (Chefia de Gabinete), que fará o documento chegar ao governador.

Barjas Negri lembra que a questão da segurança tem estado na pauta do governador Dória, que anunciou neste mês a criação de 4 novos Batalhões: São Bernardo, São Paulo (região Central), Presidente Prudente e São José do Rio Preto. É compromisso de campanha do governador instalar 17 novos Baeps no Estado – hoje são 5, sem contar os 4 recém-anunciados.

Os Baeps foram criados para combater o crime de maneira mais ostensiva no Estado. Nas unidades especializadas, as equipes atuam de forma semelhante aos padrões do policiamento de Choque. Atualmente, há cinco Baeps distribuídos em Campinas, Santos, São José dos Campos, zona Leste da Capital e Barueri. A previsão é que os quatro novos Baeps passem a funcionar em meados de abril.

Fonte: CCS/Prefeitura de Piracicaba
Texto: Eleni Destro