Automedicação é tema de palestra na Matriz Imaculada Conceição

15/03/2019  |  14:00:41

“Automedicação – tratando o problema com conhecimento” este é o tema da palestra que ocorrerá no próximo dia 20 de março (Quarta-feira), às 20h, na Igreja Matriz da Paróquia Imaculado Coração de Maria, na Vila Rezende, em Piracicaba.

O evento é promovido pela Pastoral da Saúde do Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba, Conselho Regional de Farmácia de Piracicaba e Região Pastoral Piracicaba 3 – Diocese de Piracicaba.

O que é a automedicação? - Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a automedicação é “a utilização de medicamentos por conta própria ou por indicação de pessoas não habilitadas, para tratamento de doenças cujos sintomas são percebidos pelo usuário, sem a avaliação prévia de um profissional de saúde (médico ou odontólogo).” A automedicação diz respeito, portanto, ao uso de medicamentos sem prescrição de um profissional habilitado.

Consequências da automedicação - O uso de medicamentos sem prescrição médica pode causar diversos problemas, sendo um deles a intoxicação. De acordo com a Anvisa, os medicamentos que mais causam intoxicação são os analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios. A falta de conhecimento a respeito de um medicamento pode também levar ao uso de substâncias que causam alergia. Algumas reações alérgicas podem ser graves e desencadear até mesmo a morte. Além desse problema, o uso de medicamentos por conta própria pode causar uma melhora falsa nos sintomas. Apesar de aliviar os problemas imediatos, o medicamento pode apenas mascarar a doença, causando um agravamento no caso e dificultando um diagnóstico por parte dos profissionais da área. A combinação de medicamentos também é um grave problema. Muitas pessoas não sabem que um remédio pode anular o efeito de outro e acabam fazendo combinações inadequadas que podem ocasionar problemas cada vez maiores. (fonte: escolabrasil.uol.com.br)