Notícias da Diocese

Dom Fernando celebra 20 anos de episcopado, dos quais 14 à frente da Diocese de Piracicaba

Publicado em 1 de maio de 2019 - 11:01:40

“Christus factus obediens” – (seguir) Cristo feito obediente. Este é o lema episcopal do nosso quinto bispo diocesano, Dom Fernando Mason (OFMConv), que celebra neste dia 1º de maio, os 20 anos de sua ordenação episcopal.

Dom Fernando foi nomeado bispo em 3 de março de 1999, pelo Papa São João Paulo II. Ele se tornou o primeiro bispo da Diocese de Caraguatatuba. Em 25 de maio de 2005, foi transferido para Piracicaba pelo Papa Bento XVI. Sua posse canônica ocorreu no dia 24 de julho, na Catedral Santo Antônio, quando se tornou o 5º bispo da Diocese de Piracicaba.

Nesses quase 14 anos à frente da nossa Igreja Particular, Dom Fernando atua com afinco como pastor do povo de Deus e administrador da Diocese de Piracicaba.

Como pastor instituiu a Concentração Diocesana, que foram realizadas nos anos de 2007 a 2010, sempre reunindo milhares de pessoas vindas de todas as paróquias que compõem a diocese. Promoveu a “Revisão Ampla” de todas as estruturas e organismos diocesanos e a elaboração do VI e VII Planos Diocesanos de Pastoral. Desenvolveu a reestruturação pastoral e administrativa, e organizou a ação evangelizadora em seis comissões nas quais estão inseridas as diversas pastorais e movimentos da diocese. Realizou a Visita Pastoral em todas as paróquias da diocese no período de 2012 a 2014. Implantou o Plano Missionário de Missão Permanente tendo como foco principal a “Igreja em saída” e a formação de Pequenas Comunidades.

Como “pai” acompanha de perto a formação dos vocacionados em nossa Igreja Particular, e pela imposição de suas mãos ordenou 16 presbíteros diocesanos. Além dos sacerdotes, também ordenou 26 leigos como diáconos permanentes, em fevereiro de 2014. Dom Fernando incentiva ainda os presbíteros a aprimorarem o conhecimento, enviando-os a Roma para cursos de pós-graduação nos diversos temas pertinentes à Igreja, além de apoiar os sacerdotes que buscam aperfeiçoar os estudos em instituições de ensino superior no Brasil.

Já como administrador, uma das prioridades de Dom Fernando sempre foi pautada pela formação permanente de vocações sacerdotais. Para isso construiu os novos seminários diocesanos para formação dos seminaristas nas etapas de filosofia e teologia, na cidade de Campinas, próximo à PUC (Pontifícia Universidade Católica). Ele também reformou o Seminário Propedêutico “Imaculada Conceição”, no bairro Nova Suíça, em Piracicaba. Também construiu algumas casas paróquias de paróquias carentes e a nova residência episcopal.

Outra ação significativa de Dom Fernando foi a restauração do antigo prédio do Lar Franciscano, no ano de 2011. O prédio construído em 1950 é tombado pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural) de Piracicaba. O local com aproximadamente 8.500 metros quadrados abriga hoje a Cúria Diocesana e o Centro Diocesano de Pastoral, o Curso Diocesano de Teologia e a Escola Diaconal “São Filipe”, além de diversas salas destinas às pastorais e movimentos diocesanos. Em anexo também está a Pasca (Pastoral do Serviço da Caridade) com as suas diversas UPS (Unidades Prestadoras de Serviço) e a Capelania São Francisco de Assis.

O olhar do pastor e do administrador também acompanhou o crescimento demográfico e populacional das 15 cidades que compõem a diocese, o que o levou a criar novas paróquias. Em 14 anos de trabalho pastoral, Dom Fernando criou 14 novas paróquias, sendo a primeira delas, a Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Rio Claro, em 2006 e, a mais recente, a Paróquia São Antônio, no distrito de Ajapi, em Rio Claro, em 6 de janeiro de 2019.

Ao ser agraciado com o Título de “Cidadão Piracicabano” em 25 de agosto de 2015, quando completou dez anos à frente da diocese, Dom Fernando, natural de Loreggia, na Província de Pádua, Itália, disse que já amava Piracicaba, mas que naquele momento seu coração se tornava totalmente piracicabano.

Roguemos a Santo Antônio, nosso padroeiro, pela vida do nosso pastor.