Notícias da Diocese

Agentes da diocese participam do 3º Encontro Regional da Pascom

Publicado em 7 de maio de 2019 - 14:52:06

Neste domingo, 5 de abril, a Pastoral da Comunicação (PASCOM) realizou o 3º Encontro Regional, em Araras (SP). Com o tema “Do like ao amém: para comunicar a misericórdia do Senhor”, o evento reuniu representantes de seis Arqui/Dioceses da sub-região de Campinas.

O tema foi inspirado na carta do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais que este ano sublinha a importância de restituir à comunicação uma perspectiva ampla, baseada na pessoa, e enfatiza o valor da interação, entendida sempre como diálogo e oportunidade de encontro com o outro.

Uma missa presidida pelo Padre Antônio Alves – Assessor Referencial da Pascom na sub-região de Campinas – abriu o evento.

A primeira plenária foi conduzida pelo jornalista Paulo Cesar Nascimento que apresentou aos pasconeiros e pasconeiros a importância de uma assessoria de comunicação. Maristela Tesseroli, da agência Mirifica – Jornalista e Agente da Pascom – destacou aos participantes um case de sucesso que foi realizado na Arquidiocese de Campinas que tratou sobre um concurso fotográfico com a temática do Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2018, campanha acolhida por todos agentes da Pascom desta Arquidiocese.

Espiritualidade e animação ficaram por conta do grupo Missão Frutos do Amor da cidade de Atibaia que pertence à Diocese de Bragança Paulista.
Após o delicioso almoço preparado pela equipe de cozinha da Paróquia Senhor Bom Jesus de Araras, Francine de Almeida – Jornalista, Cientista Social, especializada em Comunicação Popular e Comunitária, também Agente da Pascom, dirigiu aos pasconeiros e pasconeiras um planejamento estratégico e de articulação da Pascom para ser vivenciado nas bases em cada comunidade paroquial.

Padre Antônio no encerramento do evento agradeceu a todos os organizadores e à comissão pela dedicação e empenho na realização de mais um encontro e disse: “Este dia de formação foi uma oportunidade para o fortalecimento da Pastoral no Regional Sul 1. A Pascom na sub- região engloba a Arquidiocese de Campinas e as Dioceses de: Amparo, Bragança Paulista, Limeira, Piracicaba e São Carlos”.

“Esse momento é muito importante para que a articulação ganhe força. Desejamos que nossas dioceses valorizem cada vez mais a comunicação”, afirmou o assessor referencial.

A Diocese de Piracicaba esteve representada pelos leigos: Rosemeire Aparecida Roverotto Benetton (Paróquia Menino Jesus de Praga), Luciana Fernanda da Silva Ciscato, Otávio Guedes de Camargo Neto, Marilena A. J. Guedes de Camargo (Paróquia São João Batista de Rio Claro) Suzete Sakie Hissamura Scaravatti (Paróquia Santo Antônio de Santa Bárbara d’Oeste) e Rosa Maria Silveira Nicolau (Coordenadora Diocesana da Pascom).

Fonte: CNBB/Sul 1
Por Sidney Prado – Coordenador Diocesano da Pascom na Diocese de São Carlos