Notícias da Diocese

Paróquias celebram Corpus Christi com procissões

Publicado em 19 de junho de 2019 - 14:50:38

“Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim” (Mt 26,26)

Nesta quinta-feira, 20 de junho, a Igreja Católica celebrará Corpus Christi (Corpo de Deus). Na Diocese de Piracicaba milhares de fiéis das 69 paróquias participarão da solenidade, que é composta de missa e procissão. É neste dia que o Corpo do Senhor Jesus presente no Santíssimo Sacramento caminha junto ao povo para que seja adorado e exaltado. A Solenidade do Corpo de Cristo é considerada uma das mais importantes da Liturgia Católica.

Tradicionalmente, para a procissão de Corpus Christi são confeccionados tapetes decorativos. É comum a realização de belos tapetes feitos pelos mais diversos materiais, como pó de café, casca de ovos, pipoca, papelão, tampinhas de garrafas, serragem, entre outros produtos. Com criatividade, os membros de diversas paróquias se unirão para fazer belos tapetes nas ruas próximas às igrejas matrizes, por onde o corpo do Senhor Jesus passará.

Além da decoração das ruas, muitas paróquias também farão o gesto concreto, ao “enfeitar” as ruas com alimentos não perecíveis, agasalhos, leite, entre outros produtos que posteriormente serão distribuídos para os mais carentes assistidos pelas entidades assistenciais, como os Vicentinos.

Dentro das festividades de Corpus Christi, o bispo diocesano Dom Fernando Mason presidirá, às 17h, a Celebração Eucarística na Estação da Paulista, em Piracicaba. A missa será concelebrada por todos os sacerdotes das nove paróquias que compõem a Região Pastoral Piracicaba 1 e a expectativa é ter a participação de aproximadamente 3.000 pessoas. Ao final da missa, todos seguirão em procissão rumo à Sé Catedral Santo Antônio. O trajeto terá início na avenida Dr. Paulo de Moraes, descerá a rua Governador Pedro de Toledo até a rua Morais Barros, chegando à Praça da Catedral. Já dentro da Catedral Santo Antônio, Dom Fernando fará a adoração do Santíssimo Sacramento e a bênção solene.