“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
Notícias da Diocese

Festa do Divino prossegue até 14 de julho

Publicado em 5 de julho de 2019 - 17:00:33

Entre os dias 07 e 14 de julho acontece a 193ª edição da Festa do Divino Espírito Santo, no Largo dos Pescadores, Rua do Porto. A festa é uma das mais tradicionais manifestações religiosas-populares da cidade, realizada ininterruptamente desde 1826 sempre às margens do rio. O evento é organizado pela Irmandade do Divino Espírito Santo com o apoio da Prefeitura de Piracicaba por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur). A entrada é gratuita.

As programações religiosa e festiva devem reunir mais de 40 mil pessoas em todos os dias de evento. Para a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, a Festa do Divino transcende a questão religiosa. “Ela tem a missão de carregar a história da nossa cidade, a tradição popular e a fé dos devotos. Como festeira da edição passada até o encerramento das festividades deste ano, vivi uma experiência inesquecível e de grande valia”, comenta.

A programação religiosa começa no dia 07 (domingo), com a missa e derrubada dos barcos, quando uma pequena procissão segue até o rio Piracicaba, levando dois barcos e marinheiros para a benção. Os barcos permanecem nas águas até o encontro das bandeiras.

Na sequência, entre os dias 08 e 10, acontece a visitação e bênção das casas e o tríduo solene. No dia 13, ocorre a procissão do Divino e diferente dos outros anos, o trajeto começará pela avenida Beira Rio, em seguida, o encontro das Bandeiras, um dos momentos mais significativos da celebração, onde devotos pagam promessas e acontece a mortalha, além da missa campal com o Monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli, capelão da festa. No dia 14, acontece a dança da Congada e o terço, com a Bandeira Oficial conduzida pelo Diácono Luiz Venturini para a sua passagem, aos festeiros de 2020.

No dia 11 terá início a programação festiva no Largo dos Pescadores, com jantar (leitoa, frango à passarinho, cuscuz e bebidas) acompanhado do show de Mazinho Quevedo e Adrielli, a partir das 19h. Na sexta (12), será a vez do tradicional Leilão de Prendas intercalado com apresentações musicais da Banda União Operária e show pirotécnico.

No sábado, 13, a Congada do Divino no Largo dos Pescadores começa às 14h. Mais tarde, a partir das 19h, será servido o jantar com animação musical da banda Novoriz e Luís Cássio e Devair.

O encerramento da programação acontece no domingo, com almoço e show com Matheus e Denilson. Às 15h, apresentação da Congada seguida do terço e entrega das Bandeiras para os festeiros de 2020.

Ações de Segurança Pública

De acordo com a lei 13.106/15 que criminaliza a venda de bebida alcoólica para crianças e adolescentes, a Polícia Militar fiscalizará a venda, fornecendo pulseiras aos voluntários da Festa do Divino e bares da Rua do Porto, próximos ao evento. Os consumidores, maiores de 18 anos serão convidados, no ato da compra, a utilizar as pulseiras. Na dúvida da idade, o comerciante poderá solicitar um documento com foto.

Segundo o major PM, Golini, o uso de pulseiras é uma proposta. “Em outras festas, sugerimos a utilização das pulseiras e não tivemos nenhum registro de flagrante de venda ou consumo de ácool por crianças ou adolescentes”.

Também serão fiscalizadas as vendas de quaisquer produtos nas casas no entorno e a presença de ambulantes na Rua do Porto, durante o evento

 

A Festa do Divino

A Festa acontece nas águas do rio Piracicaba desde 1826 e se configura como a mais tradicional manifestação religiosa e popular da região, atraindo milhares de pessoas, com expressivos rituais como: Folia, Pouso, Leilão de prendas, Encontro das Bandeiras, Procissão, Missa e Rodas de Cururu e Violeiros. Conta a história que a Festa do Divino foi trazida à cidade com os primeiros povoadores, quando Viegas Muniz introduziu o Encontro das Bandeiras no rio Piracicaba. Em 20 de dezembro de 2016, a Festa do Divino foi registrada como Patrimônio Imaterial do município.

 

193ª Festa do Divino de Piracicaba

Programação Religiosa

Dia 07/07 (Domingo) – Salão social da Irmandade do Divino - Largo dos Pescadores

09h – Santa Missa no Salão de Festas – Monsenhor José Boteon

10h – Derrubada e benção de barcos no Rio Piracicaba

 Dias 08 e 09/07 (2ª e 3ª feira) – Visita e benção das casas

13h – Visita e benção das casas na Rua do Porto com a Sra. Festeira.

Tríduo Solene – Salão do Divino Espírito Santo

Dia 08/07 (2ª feira) – 20h – Pe. Claudemir da Silva

Missa Primeiro dia:

Dia 09/07 (3ª feira) – 20h – Pe. Fábio Donizetti Golfetti, MPS

Missa: Em especial a Benção do Santíssimo

Dia 10/07 (4ª feira) – 20h – Pe. Arlon Niquisson Beltrão da Silva

Missa: Terceiro dia e encerramento Tríduo.

Dia 13/07 (Sábado) – Procissão do Divino

Encontro das Bandeiras e Solene Missa Campal

15h – Grandiosa procissão do Divino Espírito Santo, mortalha, benção dos marinheiros.

16h – Nas águas do Rio Piracicaba, tradicional “Encontro das Bandeiras” ponto culminante da Festa do Divino, seguido pelo levantamento do mastro.

17h - Solene Missa Campal – Monsenhor Ronaldo Francisco Aguarelli – Capelão da Festa.

Dia 14/07 (Domingo) – 16h Celebração de Encerramento

- Terço do Divino

- Entrega das Bandeiras. Os festeiros de 2019 o Sr. José Edgard Camolese e Sra. Rôsangela Maria Rizzolo Camolese passarão a Bandeira aos Festeiros de 2020, o Sr. Marco Antônio Franco Bueno e Sra. Elisete Diva Lourenzetti Franco Bueno.

 

Programação Festiva:

Dia 11/07 (5ª Feira) – Jantar e atrações musicais

20h – Jantar: Leitoa, frango à passarinho, cuscuz, bebidas em geral e diversas guloseimas.

- Show com Mazinho Quevedo e Adrielli.

Dias 12/07 (6ª feira) – Leilão de prendas, banda musical e jantar

20h – Concorrido e animado leilão com valiosas prendas oferecidas pelos Devotos do Divino, intercalando apresentação da banda musical. Estará funcionando a tradicional cozinha, servindo: Leitoa pururuca, frango assado e a passarinho, cuscuz e bebidas em geral. Apresentação da banca União Operária.

22h30 – Um grande Show pirotécnico, teremos novidades esse ano, não percam!

Dia 13/07 (sábado) – Festanças folclóricas e jantar musical

14h – Congada do Divino (Largo dos Pescadores).

20h – Jantar: Leitoa, frango a passarinho, cuscuz no bafo e bebidas em geral – Com animação musical.

20h – Noite das Tradições com a banda Novoriz e Luis Cássio e Devair

Dia 14/07 (Domingo) – Almoço, festanças folclóricas e salva de morteiros

11h – Almoço: arroz, macarrão, leitoa pururuca, frango a passarinho, cuscuz e bebidas diversas (Salão de festas e Largo dos Pescadores)

12h - Almoço musical com Matheus e Denilson

15h - Projeto Modão – Sheba e Convidados

19h – Salva de Morteiros e encerramento da Festa

Fonte: SemacTur/ Prefeitura de Piracicaba 

Horário de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

Política de Privacidade
Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções