Notícias da Diocese

Romaria Diocesana ao Santuário de Aparecida acontece neste domingo em comemoração ao Jubileu de Brilhante da Diocese

Publicado em 27 de setembro de 2019 - 16:55:52

Tendo como tema “Romaria do Jubileu de Brilhante da Diocese de Piracicaba” e o lema “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38), acontecerá, no próximo domingo, 29 de setembro, a 35ª Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A peregrinação finaliza a programação de atividades e celebrações do Jubileu de Brilhante (75 anos) de criação e instalação da Diocese de Piracicaba, iniciada em setembro do ano passado.

Instituída por Dom Eduardo Koaik (in memorian), a primeira Romaria Diocesana ocorreu em 26 de maio de 1985, por ocasião da preparação para o Congresso Eucarístico Nacional, celebrado em julho do mesmo ano, em Aparecida. Dom Eduardo ficou entusiasmado com o grande número de participantes e o grande espírito de fé. Por isso, no ano seguinte, foi realizada a segunda romaria, no dia 25 de maio.

Assim, todos os anos, ininterruptamente, é realizado este evento mariano, reunindo o bispo, sacerdotes e fiéis de todas as paróquias da diocese, para, juntos, rezarem aos pés de Maria, agradecendo as muitas graças recebidas, por meio de sua intercessão, junto a seu filho, Jesus Cristo.

Como nos anos anteriores, na casa da “Mãe”, a missa das 8h será concelebrada pelo bispo diocesano Dom Fernando Mason, padres diocesanos e religiosos, contando com a participação dos diáconos permanentes e seminaristas, além de fiéis das paróquias da diocese e demais devotos que estarão no Santuário. A celebração eucarística será transmitida pela TV Aparecida, pelo site a12.com e redes sociais.

Após a Santa Missa, os peregrinos diocesanos são convidados a realizarem, junto com o bispo diocesano, uma caminhada de aproximadamente dois quilômetros, com a celebração da Via-Sacra, até o Cruzeiro de Aparecida.