“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
Notícias da Diocese

Cras Jardim São Paulo, em Piracicaba, recebe o nome de mons. Luiz Gonzaga Juliani

Publicado em 13 de dezembro de 2019 - 15:59:53

O recém-reformado prédio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jardim São Paulo agora já tem nome: Monsenhor Luiz Gonzaga Juliani. A solenidade de denominação aconteceu no dia 11 de dezembro, com a presença de autoridades municipais e da igreja católica, além de familiares e pessoas que acompanharam a vida do Monsenhor Juliani, com extensa trajetória de trabalhos sociais nas comunidades carentes de Piracicaba.

O Prefeito Barjas lembrou do aspecto visionário do padre, que ele conversou ainda antes de ser prefeito e que lhe indicou a importância de algumas políticas e equipamentos públicos em determinados bairros. “Olhe pela Paulista, nós precisamos de equipamentos, dizia o Monsenhor. Nós ouvimos bem seus apontamentos e fizemos diferentes intervenções lembrando dos seus apontamentos, como a revitalização da Estação da Paulista e a Escola Técnica Estadual Ary de Camargo Pedroso. Quando as pessoas nem falavam de algumas coisas, há 15 anos eles já fazia reflexões importantes. Ele fez um importante trabalho religioso, mas também assistencial, corrigindo algumas injustiças e por isso esta é uma homenagem mais que merecida”.

Visivelmente emocionada, Eliete Nunes, secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, frisou que a homenagem é um reconhecimento do trabalho do religioso. “Ele merece a denominação de um equipamento da área social, já que ele fez um relevante serviço social, muitas vezes de forma silenciosa, mas sempre acolhedor e de fala mansa”.

O vereador Aldisa Vieira Marques, o Paraná, autor da propositura de denominação que se transformou na lei 9278/2019, externou o contentamento de mais uma vez estar na comunidade do Jardim São Paulo, para realizar a denominação com o nome do Monsenhor, principalmente porque lembrou que ele, como todos outros líderes religiosos, realizam um trabalho social importante, que ajudam muitas famílias. Paraná contou a história de sua vida e como foi acolhido por estas pessoas que realizam estes trabalhos em prol das pessoas que mais precisam.

Também presente na solenidade, o Monsenhor Jorge Simão, que foi colega da infância, seminário, sacerdócio e paróquia de Juliani, lembrou que Juliani era um religioso com um grande trabalho em prol da população de Piracicaba “É uma justiça esta homenagem ao Monsenhor. É uma feliz escolha”.

Representante da Diocese de Piracicaba, Kleber Danelon, apontou que o Monsenhor é um exemplo “a vida do monsenhor foi um exemplo pros sacerdotes de Piracicaba e não só para nós. Dar o nome do Monsenhor a este prédio é perpetuar o nome e a história do trabalho social feito por ele”.

Creusa Adão, representando a comunidade atendida pelo Cras, também reforçou a importância do trabalho desenvolvido pelo Monsenhor. “Além de ser um grande líder na religião, fazia um excelente trabalho social”.

O Cras está localizado na Rua Felinto de Brito, 366 – Jardim São Paulo.

HOMENAGEADO -
Filho de Thomaz Juliani e Maria Maschietto Juliani, nasceu em Capivari (SP), em 2 de julho de 1927. Cursou o antigo ginásio e o colegial no Seminário Diocesano de Campinas (SP). Em dezembro de 1952, foi ordenado presbítero na Catedral de Santo Antônio, em Piracicaba. Em 1º de janeiro de 1964, assumiu a função de 1º pároco da Paróquia São José, em Piracicaba, local que atuou por 42 anos. Também construiu o Cesac (Centro Social de Assistência Social), a creche Maria Maschietto Juliani e capelas, que posteriormente se tornaram paróquias, como a menino Jesus de Praga, a São Franscico Xavier e a Imaculado Coração de Maria. Em 1988, foi agraciado pelo papa João Paulo II com o título honorífico de “monsenhor capelão de sua santidade”. Morreu em 18 de novembro de 2018, aos 91 anos.

CRAS JARDIM SÃO PAULO – Criado em 2006, tem na sua área de abrangência 29 loteamentos, sendo 16 atendidos (Jardim Camargo,Jardim Esplanada, Jardim Haiti, Jardim Ibirapuera, Jardim Itapuã, Jardim Modelo, Jardim Monte Líbano, Jardim Noemia Inga, Jardim Pacaembu, Jardim São Paulo, Jardim Tatuapé, Jardim Toquio, Matão, Pauliceia, Paulista e Vila Cristina) pela equipe do serviço e outros 13 (Campestre, Formigueiro, Higienópolis, Jardim Belvedere, Jardim Costa Rica, Jardim Das Flores, Jardim Morada Do Sol, Jardim Paraíso, Mato Alto, Minas Novas, Parque Dos Eucaliptos, Sete Barrocas e Verde) pela Equipe Volante referenciada ao Cras. Este ano já passaram por atendimentos neste Cras 2138 famílias. No total, as seis unidades de Cras distribuídas pelo município atenderam mais de 13 mil famílias.

O Cras é vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e é uma unidade pública estatal de base territorial, localizada em áreas de vulnerabilidade social. Executa serviços de proteção social básica e presta orientação e informação para a população. Os Cras atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Reinaugurado em outubro deste ano, o prédio passou por ampla reforma, que incluiu reforma total da cobertura, rearranjo interno das salas, reforma geral das esquadrias (portas e janelas) com algumas substituições, instalação de proteções nas janelas, reforma geral das instalações elétricas e hidráulica, reforma total do piso, pintura total, instalação de nova grade de divisa –incluindo novo portão. Depois da reforma, o prédio conta com recepção, quatro salas de atendimento, sanitários femininos, masculinos, para funcionários e para deficientes, além de depósito de materiais de limpeza, cozinha e corredor de circulação. São 230m2 de área construída em terreno de 690m2. O investimento municipal foi de R$ 328.846,78 e a empresa executora da reforma foi a Villabunker Construção e Montagens Industriais Eireli. De 2017 a 2019 funcionou provisoriamente na Igreja Metodista do Matão e em prédio público, no Jardim Esplanada.



Fonte: Centro de Comunicação Social da Prefeitura de Piracicaba
Texto: Sabrina Rodrigues Bologna (MTb 31076)

 

Horário de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

Política de Privacidade
Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções