Vocação Laical: Um modo específico de viver o batismo

Publicado em 5 de agosto de 2016 - 14:57:56

Em agosto celebramos e rezamos pelas diferentes vocações à serviço do Evangelho e do Reino de Deus. Destacamos “a vocação laical dos cristãos leigos e leigas” como a primeira de todas as vocações, conforme nos lembrou o querido papa Francisco. Com o Concílio Vaticano II (1962-1965) aprendemos que a Igreja é o Povo de Deus. Não existem duas categorias de cristãos: os leigos e leigas e os ordenados. Existe uma única categoria de cristãos: os batizados! Assim, as leigas e os leigos exercem sua função profética, sacerdotal e real, cumprindo a sua parte na missão comum a todo o Povo de Deus. A vocação da leiga e do leigo cristão é a de todos(as) os(as) batizados(as) que não pertencem à hierarquia e nem à vida consagrada ou aos Institutos Seculares. A vocação laical é desempenhada e vivenciada no meio do mundo. “É no meio do mundo que somos chamados... esse é o nosso lugar teológico, não somente sociológico ou antropológico” (Christifidelis Laici 15/Papa João Paulo II)

Toda vocação leva a uma missão. A missão da Igreja (Povo de Deus) é assumir o Projeto evangelizador de Jesus Cristo. A Igreja nasce com o objetivo único: dar continuidade à pratica de Jesus Cristo. Assim, as leigas e os leigos assumem a sua missão transformadora na Igreja e na Sociedade, com novo ardor, impulsionados(as) pela força do Espírito Santo. Temos, portanto, como missão maior, esta missão da Igreja. Qual é, entretanto a especificidade da leiga e do leigo? Ser sal da terra e luz do mundo (Mt 5,13-14). Para maior aprofundamento da vocação e missão laical, façamos uma leitura atenta de trechos de dois documentos da Igreja:

“Os leigos/as são também chamados a participar na ação pastoral da Igreja, primeiro com o testemunho de vida e, em segundo lugar com ações da vida litúrgica e outras formas de apostolado segundo as necessidades locais sob a guia dos pastores” (Doc. Aparecida/211).

“As imagens evangélicas do sal e da luz, embora se refiram indistintamente a todos os discípulos de Jesus, são particularmente significativas se aplicadas aos cristãos leigos e leigas. sal e luz, símbolos milenares de conservação e de iluminação do que deve permanecer, continuar e durar, possuem significados densos, precisos e preciosos para a vida, a identidade, a espiritualidade e a missão dos cristãos leigos e leigas. Nem o sal, nem a luz, nem a Igreja e nenhum cristão vive para si mesmo. Sua missão é sair de si, iluminar, se doar, dar sabor e se dissolver. Os cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade, devem ter olhares luminosos e corações sábios, para gerar luz, sabedoria e sabor, como Jesus e seu Evangelho” (Doc. 105 CNBB/13)

Portanto, a missão laical é realizada no mundo. Isto é o que nos diferencia: Construir o Reino de Deus exercendo funções temporais, pra transformar por dentro as nossas estruturas sociais, no nosso cotidiano.

Procure o Conselho de Leigos de sua arqui/diocese e faça um aprofundamento sobre a vocação e missão laical. Junte-se a nós e contribua na participação e comunhão dos cristãos leigos e leigas.

Antonio Oswaldo Storel
Animador Diocesano CNLB