“Em Tudo dai graças ao Senhor” (1Ts 5,18)

Publicado em 20 de dezembro de 2016 - 16:27:48

Aproxima-se o fim do ano civil e com ele vem as festividades natalinas. Ao celebrarmos estas festividades, acredito que seja oportuno retomar a exortação de São Paulo: “Estai sempre alegres. Orai continuamente. Em tudo dai graças ao Senhor, em toda e qualquer situação, porque esta é a vontade de Deus, no Cristo Jesus, a vosso respeito” (1Ts 5,16-18).

Temos muitos motivos para estarmos alegres e com o coração cheio de gratidão.

A Diocese de Piracicaba viveu ao longo deste ano um verdadeiro “Ano da Graça do Senhor” (cf. Lc 4,19) com a realização do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, convocado pelo nosso Papa Francisco. Trago presente no meu coração e em minhas preces tantas iniciativas pastorais (peregrinações, confissões, missas e gestos caritativos) que tornaram possível a uma grande multidão de fiéis alcançar o toque amoroso da misericórdia divina ao peregrinar à Sé Catedral Santo Antônio de Piracicaba e às demais seis Igrejas jubilares da diocese, onde o clero e os fiéis lucraram indulgências passando pela “Porta Santa”.

A imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição Aparecida percorreu os 15 municípios da diocese reunindo grande número de seus devotos filhos. A visita da imagem jubilar da Mãe de Deus e Senhora nossa em peregrinação pela diocese foi para todos nós um convite para experimentarmos a presença amorosa de Nossa Senhora: “o Poderoso fez para mim coisas grandiosas. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que o temem” (Lc 1,49-50). O ponto alto dessa peregrinação foi a realização da 32ª Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Aparecida.

Diversas datas comemorativas foram lembradas na diocese ao longo desse ano jubilar: os 10 anos da Pastoral da Sobriedade, os 25 anos da Escola de Teologia, os 35 anos do Seame e os 95 anos da Legião de Maria.

Celebraram jubileu de ouro os sacerdotes Mons. José Boteon e Mons. Jamil Nassif Abib e as Paróquias Bom Jesus e Santa Cruz, em Rio Claro, e foi ordenado mais um presbítero diocesa-no, o Pe. Danilo Rubia Soares. Os seminários diocesanos concluíram o ano acadêmico com 24 seminaristas, e são previstos para o próximo ano outros 12 novos seminaristas no Propedêutico. A Escola Diaconal iniciou uma nova turma com 35 candidatos ao diaconado.

Duas paróquias tiveram a celebração de dedicação da igreja e do altar: as Igrejas Matrizes da Paróquia Menino Jesus de Praga, em Piracicaba, e da Paróquia São João Batista, em Capivari. Foi criada e instalada mais uma nova paróquia em nossa diocese, a São Pedro e São Paulo, em Rio Claro.

Entrou em vigor o VII Plano Diocesano de Pastoral que aponta para as cinco grandes urgências da evangelização, à luz das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Foi criado o Tribunal Diocesano de Piracicaba para agilizar os processos de declaração de nulidade matrimonial, o qual será instalado em 8 de março de 2017. Inúmeras outras atividades evangelizadoras aconteceram em âmbito paroquial, regional e diocesano pelas equipes de pastorais, movimentos, associações e paróquias.

Também aconteceram momentos difíceis e que fizeram sofrer, mas como nos recorda São Paulo: “em tudo dai graças ao Senhor em toda e qualquer situação” (1Ts 5,16a). A bondade de Deus é maior do que tudo.

Peço a Deus que continue a sustentar-nos em nossa missão. Que em sua grande bondade continue a abençoar a todos os padres, diáconos, religiosos(as), consagrados(as), seminaristas e fiéis leigos(as) de nossa diocese, para que, contando com a gloriosa intercessão de Santo Antônio, nosso Padroeiro e insigne pregador e intercessor em todas as necessidades, sigamos os ensinamentos da vida cristã e contemos com o auxílio divino em todas as provações.

Que as festividades natalinas renovem para todos alegria e gratidão por sermos cristãos católicos, visitados por nosso Senhor na recordação de sua Santa Encarnação.
Faço votos para todos de um Feliz Natal 2016 e de um Ano Novo abençoado.

Dom Fernando Mason
Bispo Diocesano de Piracicaba