“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
Artigos

Ressuscitar os Lázaros de hoje!

Publicado em 29 de março de 2017 - 14:09:49

O quinto domingo da Quaresma nos tras o último dos sinais de São João evangelista: o milagre da ressurreição de Lázaro, o amigo de Jesus. Nesta caminhada rumo à Páscoa somos também instigados pelo profeta Ezequiel para anunciar a restauração plena da vida do povo, com a fantástica visão da revivificacão dos ossos ressequidos pela morte.

Para seguir a Jesus, o Bom Pastor, que dá vida em abundância, é necessário fazer acontecer em nosso meio perpassado pela insegurança, desemprego, perda de direitos sociais e salários minguados, sinais de esperança e de vida nova que reanimem o povo sofredor.

É preciso, e urgente, dizer aos irmãos que anseiam e clamam em busca de pão e de saídas: levanta-te e anda! Como Jesus, ir ao encontro dos que estão como Lázaro, presos nos calabouços da morte, e levar nossa solidariedade e compaixão. Anunciar vida nova aos jovens ameaçados pelo flagelo da violência e da droga e caminhar com eles para defender uma educação sem mordaças, que faça pensar e agir como cidadãos.

Chamar para fora do túmulo os sonhos perdidos junto ás melhores aspirações de justiça, democracia, participação e inclusão. Consolar e carregar sustentando a tantas vítimas, pessoas fragmentadas, caídas, sem rumo ou horizonte, que perderam a chama e o sentido do viver e a esperança de melhores dias. Finalmente, visando ao tema da Campanha da Fraternidade, devolver a vida aos biomas enviando o sopro do Espírito para ressuscitar rios, manguezais e açudes, fortalecendo as redes e teias da vida, empoderando as populações indígenas, quilombolas, ribeirinhas, das florestas, pescadores e camponeses em seu cuidado da Mãe Terra.

Quaresma, tempo de renovar e passar a limpo a nossa vida cristã, assumindo o risco de ir com Jesus até o fim na sua missão de salvar e restaurar a humanidade e gerar uma nova criação. Que contemplando a beleza da nossa Casa Comum, desejando cuidar mais e mais da vida das pessoas e de todas as criaturas, alimentemos e testemunhemos o sonho do novo céu e da nova terra. Deus seja louvado!

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ 

Horário de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

Política de Privacidade
Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções