Agora Cristo está vivo e caminha conosco!

Publicado em 2 de abril de 2018 - 15:37:08

A Páscoa de Jesus é para os cristãos um Mistério imenso de amor e alegria. Não conseguimos entender o que os anjos nos comunicam: “Não está mais aqui, ressuscitou!”. Teimamos a buscar entre os mortos Aquele que está vivo. Ou reduzimos a mensagem inusitada da ressurreição a uma saudação formal que expressa a mais das vezes um sentimento vago de presença mais simbólica que real.

Cristo não ressuscitou para que comêssemos um ovinho de Páscoa ou terminássemos com as penitências. Tratasse do evento mais grandioso e maravilhoso de toda história, o único que transforma por inteiro a vida da humanidade e do universo, em toda sua abrangência. Nasceu uma nova criação, aconteceu para nós a libertação plena e integral, a reconciliação e o soerguimento de todos os seres humanos e criaturas. Acabou a hegemonia da morte e do medo que nos tornava inimigos e lobos uns para os outros.

A Paz e a justiça são possíveis porque o Cordeiro Vencedor nos irmana e nos une numa só família. É claro que temos que esperar a consumação na parusia, mas os sinais da vida nova e o Reino estão mostrando que o Ressuscitado caminha conosco na vanguarda da história, que o futuro já está decidido para os que levam em seus corações a Boa Notícia que derruba os muros da indiferença, destrói as armas enferrujadas das guerras, e nos liberta de todas as escravidões.

O sepulcro está vazio, a pesada pedra rolou e com ela todas as artimanhas e poderes mesquinhos dos que querem parar a história humana e impedir a liberdade dos filhos de Deus. Façamos festa, o banquete do Reino chegou, a ternura e mansidão dão um novo colorido e beleza a todas as coisas.

Deixemos o velho fermento do egoísmo, da ira, e da dominação, os desvios da corrupção e da violência cega e homicida, para buscar as coisas do alto e anunciar com coragem e parrésia a Vida e a Luz transbordante do Ressuscitado! Deus seja louvado!

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)