Bíblia: A Fonte da Vida

Publicado em 31 de agosto de 2018 - 15:21:21

“Tua Palavra e Lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho” (Sl 118,105)

A Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil dedica o mês de Setembro a reflexão e a celebração da Bíblia, verdadeira fonte e manual da existência humana. Sem dúvida, a vivência reflexiva, meditativa e orante da Palavra de Deus nas comunidades é uma iniciativa muito salutar para a conquista da vida digna para todos.

A motivação deste mês dedicado a Palavra de Deus, provém do fato da Igreja celebrar no dia 30 de Setembro a memória do grande Santo e Doutor da Igreja, São Jerônimo (347-420), que a pedido do Papa Dâmaso (366-387) preparou uma excelente tradução da Bíblia em latim, a partir do hebraico e do grego, a chamada Vulgata. Esse foi um trabalho gigantesco que demandou cerca de 35 anos nas grutas de Belém, próximo do local do nascimento de Jesus de Nazaré. Nesse lugar, vivendo uma vida austera de penitência e oração, São Jerônimo realizou esse grande ofício para toda a humanidade.

A Bíblia é um conjunto de livros que revelam a vida de Deus presente na história dos homens. Na Bíblia encontramos a Palavra de Deus expressa pela palavra dos homens, revelando o Projeto de Deus, que transforma a história e a leva em direção à liberdade e à vida plena para todos. È o que nos diz a Constituição Dogmática sobre a Revelação Divina do Concílio Ecumênico Vaticano II: “Deus na Sagrada Escritura falou através de homens e de modo humano... As palavras de Deus, expressas por línguas humanas, se fizeram semelhantes à linguagem humana, tal como outrora o Verbo do Pai Eterno, havendo assumido a carne da fraqueza humana, se fez semelhante aos homens” (DV 12.13).

Este Livro Sagrado, a Bíblia é a fonte inesgotável, e sem fim, lida e estudada por toda a humanidade, desde grupos comunitários até os grandes centros científicos de pesquisas das mais diversas ciências humanas e da religião. A partir do Concílio Vaticano II, a Bíblia retomou seu lugar na Igreja, na família como fonte e alma da vida cristã. A cada dia o povo descobre o tesouro dos Livros Sagrados e, progressivamente, vai tomando consciência da relação que existe entre Bíblia e a vida. Podemos dizer que o povo cristão percebe cada vez mais a Bíblia dentro de sua vida e passa a encontrar sua vida dentro da Bíblia. A Palavra de Deus se torna assim, verdadeira “lâmpada para os pés, e luz para o caminho” (Sl 118,105).

A leitura reflexiva, meditativa e orante dos Livros Sagrados adquire sentido em nossa vida, quando procuramos lê-los à luz das realidades desafiadoras de nosso mundo, continente, país, bem como, de nossas famílias, areópago e berço da vida humana. Essa forma de ler a Bíblia permite pôr em destaque a dimensão comunitária e social da mensagem divina, conforme ensina o Concílio Vaticano: “Aprouve a Deus santificar e salvar os homens não um a um, sem nenhuma conexão uns com os outros, mas constituí-los num povo” (LG 9).

Esse modo de leitura da Bíblia, permite igualmente pôr em destaque o mistério da encarnação ou da inserção de Deus na vida e na história dos homens: do Deus que assume a vida e os sofrimentos dos homens, aliando-se aos empobrecidos, marginalizados e oprimidos, na luta pela vida, entendo a mesma como o direito de todos a ter moradia, saúde, educação, trabalho e segurança, pois, sem esses princípios vitais e sociais não há vida. Que a Palavra de Deus nos ilumine nessa luta social, econômica e política no hoje dos desfavorecidos e excluídos da sociedade.

Me. Pe. Aparecido Barbosa
Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Capivari/SP