Dias de outubro

Publicado em 23 de outubro de 2018 - 16:43:23

Meu querido amigo minha querida amiga, mais uma vez estamos adentrando em um novo mês, o mês de outubro que anuncia já, o final do ano. É um mês repleto carregado de emoções, acontecimentos marcantes que assinalam nossa vida.

Primeiramente, do ponto de vista da fé cristã, ouviremos neste mês um forte chamado às missões. O papa Francisco propõe uma “Igreja em saída”, a Igreja da América Latina nos convida a sermos discípulos-missionários, e nosso Sínodo Diocesano nos impulsiona a estarmos em um permanente estado de missão. É também o mês em que celebramos Nossa Senhora do Rosário. Esta oração que tem se expandido com o terço dos homens. Na sociedade civil teremos as eleições como manifestação da democracia, a qual nos chama à responsabilidade e participação pelos destinos da Nação.

No dia primeiro celebramos o “dia do idoso”. No Brasil aumenta o número de idosos e precisamos um novo olhar, uma renovada atitude para com eles. O idoso nos dá o exemplo da maior lição que se pode aprender: viver.

No dia quatro celebramos São Francisco e o “dia da ecologia”. Convite a considerar o perigo do efeito estufa e do aquecimento global. A Terra é nossa casa comum, é o jardim onde Deus colocou o homem, para cuidar e não destruir.

Dia oito é o “dia do nascituro”. A vida é sagrada e o que está para nascer tem direito a ela. Diante do aborto podemos nos indagar: por que matar quem tem direito de nascer? A vida é sagrada desde sua concepção. É preciso defender a vida, dom de Deus.

No dia doze celebramos a padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida. Será para nós, na Diocese de Santo André um dia especial no qual será instalada a Quase Paróquia da Imaculada Conceição Aparecida no Jardim Selecta, em São Bernardo do Campo. Ergamos a Deus nossa ação de graças pelo crescimento de nossa Igreja.

E no dia quinze “é dia do professor”. Nobre missão a de educar, mas infelizmente tão desvalorizada. É preciso reorganizar o sistema educacional no Brasil, empregar as verbas com competência. A educação deve ser prioridade, unindo os pais e a escola para fazer crescer nosso futuro que está nas crianças e jovens.

O dia do médico é celebrado no dia dezoito que é dia de São Lucas, este sando que ensinou ser a compaixão a alma da medicina. Compaixão não é pena, mas um sofrer com. O valor sagrado da vida do doente nunca desaparece, mas brilha com mais força exatamente no seu sofrimento.

E no dia vinte e cinco celebramos o primeiro santo brasileiro Frei Galvão, exemplo de vida segundo o Evangelho e nosso intercessor junto de Deus, a nos indicar que a santidade é nossa vocação batismal, que é possível sim, com a graça de Deus atingi-la.

Agora você acrescenta aquilo que for pessoal seu neste mês, se tiver algo para ser celebrado em sua vida. Faço meu dia de ação de graças no dia doze, porque completo meus oito anos de ordenação episcopal.

Deus seja louvado todos os dias que por Ele são santificados!

Dom Pedro Cipollini
Bispo de Santo André (SP)