Recriançar a vida!

Publicado em 18 de dezembro de 2018 - 14:50:35

Celebramos o Terceiro Domingo de Advento chamado, pela tradição litúrgica, de Gaudete, isto é, da alegria. Os paramentos róseos, que substituem à cor roxa, estão a falar de alegria e paz por causa do Menino Deus que está para nascer. Sempre, um nascimento é motivo de regozijo e alvoroço familiar, neste caso, trata-se do Menino que salvará toda a humanidade e a Criação inteira o que dá, à nossa alegria, um sentido sobrenatural. Jesus, em sua encarnação e humanização plena, nos ensina que temos que ser capazes de recriançar nossa vida.

Devolver aos olhos cansados e opacos o brilho da graça e do encanto das surpresas de Deus. Animar o nosso coração ressequido, e já enlentecido pelas decepções sofridas, com uma nova esperança, que nos leva a apaixonar-nos de volta pela vida, pela beleza, e pela bondade que encontramos nos amigos e familiares. Dar-se conta que nossa caminhada, apesar dos tropeços e desvios, tem um sentido e um destino ascendente.

Como a criança que escorregou e caiu no chão se levanta rápido para continuar brincando com os seus companheiros deixando tudo para trás, assim com a inteireza e ternura de uma criança, nos soergueremos, uma vez mais, para ir ao encontro da verdadeira felicidade que nos é oferecida pelas delicadas mãozinhas do Menino Jesus.

Aprendamos, com Ele, a olhar com inocência e misericórdia, a todas as pessoas e criaturas, para que Jesus possa nascer na manjedoura de nosso coração. Deus seja louvado!

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)