Natal! Tempo do Presépio!

Publicado em 18 de dezembro de 2018 - 15:23:58

Celebramos o mistério do Natal do Senhor. O Natal é a recordação do nascimento do Senhor Jesus. O Verbo eterno de Deus se encarna no seio virginal de Maria e se faz nosso irmão: “Por ele realiza-se o maravilhoso encontro que nos dá vida nova em plenitude. No momento que Jesus Cristo assume nossa fraqueza, a natureza humana recebe uma incomparável dignidade: ao tornar-se ele um de nós, nós nos tornamos eternos” (cf. Pref. Natal do Senhor, III).

Na celebração deste Natal, convido a revisitar o Presépio e encontrar na pobreza de Belém a beleza de Deus-conosco. Nós, discípulos de Jesus Cristo, em atitude de “Igreja em saída”, somos convidarmos a acompanhar os Pastores (Lc 2,8-20) e os Magos do Oriente (Mt 2,1-12) que foram ao encontro do Menino no Presépio. Sair, ir ao Presépio e caminhar ao encontro do recém-nascido, é ver e crer que esse recém-nascido é o Salvador. É encontrar na singeleza de Belém a grandeza do Deus-Menino que veio aos homens para unir a terra e os céus.

Celebrar o Natal é, sobretudo, recordar o amor divino por cada um de nós: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Deus enviou o seu Filho ao mundo não para condenar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por meio dele” (Jo 3,16-17).

A Diocese de Piracicaba celebra o Natal 2018 sob a égide de seu Jubileu de Brilhante de criação e instalação. São 75 anos de evangelização. Nosso Jubileu é ocasião ímpar para reafirmamos nosso sonho em sermos uma Igreja cada vez mais “discípula, missionária e misericordiosa”, capaz de transmitir a alegria da fé: “Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47).

No coração desse Jubileu se dará o nosso encontro festivo, a realizar-se no dia 8 de setembro de 2019, no Parque do Engenho Central, em Piracicaba, para o qual convido todos: padres, diáconos, religiosos(as) e cristãos leigos e leigas de nossas comunidades paroquiais, de nossas pastorais, movimentos, equipes e associações, as nossas autoridades, os fiéis em geral e todas as pessoas de boa vontade que, assumindo o seu batismo, vivem e transmitem a sua fé no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Queremos celebrar esse tempo de graça e santificação, elevando a Deus um pedido de perdão por causa de nossas insuficiências e infidelidades ao Evangelho de Jesus Cristo, mas, sobretudo, agradecendo ao Bom Pastor por sua fidelidade entre nós e por nossa busca constante de fidelidade a ele. Através dos Pastores que o Senhor deu a nós, sua Igreja, continua-se na Diocese de Piracicaba a sucessão apostólica: Dom Ernesto, Dom Aníger, Dom Eduardo, Dom Moacyr e esse seu servo Dom Fernando. Por estes Pastores e seus colabora-dores, os presbíteros, mas também de tão variados modos, somos alimentados com a Eucaristia, a Palavra de Deus e os sacramentos, ungidos no Espírito da missão e confirmados na fé, na esperança e no amor, para estendermos o Reino de Cristo no meio de nós.

A finalidade primeira e última da Diocese de Piracicaba é o anúncio de Jesus Cristo e do Evangelho do Reino:“Não temos outra felicidade nem outra prioridade senão a de sermos instrumentos do Espírito de Deus na Igreja, para que Cristo seja encontrado, seguido, amado, adorado, anunciado e comunicado a todos, não obstante todas as dificuldades e resistências. Este é o melhor serviço - o seu serviço! - que a Igreja deve oferecer às pessoas e nações” (D Ap, 14).

Assim, peço que todos por ocasião deste Natal do Senhor e do nosso Ano Jubilar, em comunhão com os que estão à frente das comunidades, busquem com ardor renovado os meios para que a presença de Jesus Cristo, através da nossa ação evangelizadora, missionária e pastoral, cresça na nossa Igreja Particular e em nome dele nos tornemos sempre mais uma grande família, onde a caridade seja sincera e verdadeira, cada um desempenhando com ardor e entusiasmo a missão que o Espírito Santo confiou.

Transmito a todos votos de um feliz e Santo Natal, e um próspero 2019 repleto das bênçãos do Senhor.

Dom Fernando Mason, OFMConv
Bispo Diocesano de Piracicaba