Onde se abrem os olhos?

Publicado em 12 de julho de 2019 - 14:41:28

Um amigo escritor responde a esta pergunta, de modo magistral e com propriedade, com força para incomodar qualquer coração sensível. Ele diz: “É por dentro das coisas que as coisas são. O mergulhador abre os olhos dentro do mar. O alpinista abre os olhos não além da montanha, mas dentro dela, partindo dela. Os viajantes modernos atravessam o interior das nuvens. É por dentro que as coisas se revelam. O orante abre os olhos dentro de Deus”. É preciso abrir os olhos. Olhos fechados não permitem ver o que é preciso e, assim, produzem indiferenças responsáveis por comprometimentos de pequenas e grandes coisas. Comprometimentos da palavra dada e não cumprida até às indiferenças que ameaçam a paz em todos os níveis.

É preciso ver por dentro. Não vendo por dentro ocorrem os descompassos e prejuízos, inclusive para ofícios sacerdotais. Profissões e vocações que se pautam nos parâmetros do sacerdócio requerem uma qualificação ainda mais aprofundada, especialmente nas perspectivas humanística e espiritual. Afinal, a medida de todo sacerdócio é sempre grande e exige, sem dispensas, sob pena de desqualificação, a competência de olhar dentro do outro a quem se serve. Há uma medida comum de todo sacerdócio, consideradas as diferenças de contextos e circunstâncias. Essa medida é o serviço dedicado ao próximo e à comunidade. Servir não se restringe a um simples desempenho maquinal. Bem mais que isso, é o atendimento das necessidades reais do próximo – a quem se dedica o serviço.

Não há referência sacerdotal mais perfeita que a de Jesus. Seu sacerdócio é uma oferta magnificamente inquestionável. Vai além da materialidade. Constitui um modo de ser com força restauradora. O sacerdócio de Cristo é, pois, modelar, inigualável, pelo sentido real da oferta que o Mestre faz de si mesmo. Jesus derrama seu sangue redentor na cruz, entrega a sua própria vida, incondicionalmente, tornando-se fonte inesgotável para o resgate total de muitos. É inspiração para toda vivência sacerdotal, isto é, para a oferta de si. A referência sacerdotal de Cristo, aplicada ao conjunto dos serviços dedicados à construção de uma sociedade solidária, de um novo tempo, nos parâmetros do desenvolvimento integral, proveria grandes e urgidas mudanças, configurando recomposições e significativas conquistas civilizacionais.

De fato, não há outra saída para capacitar mentes e corações no tratamento da vida como dom precioso. Tradicionalmente, a referência ao sacerdócio remete aos exercícios sacerdotais no interno da confissão religiosa. Mas também se refere ao exercício da medicina. Ouve-se, constantemente: “a medicina é um sacerdócio”. Não poderia ser diferente, por exigir padrões de comportamentos e posturas que devem emoldurar os diagnósticos técnicos, que são importantes, mas se repetidos – roboticamente – levariam a situações lamentáveis. Um antecipado veredito de morte, por exemplo, poderia significar menos cuidados com o paciente. O simples cumprimento burocrático de um ritualismo sacerdotal é, assim, incompetência comprovada na tarefa de abrir os olhos. É uma incapacidade para ir além do rito, diante da dor de quem se deve servir, dos brotos de suas esperanças, respeitando, de modo reverente, as suas histórias.

O verdadeiro sacerdócio requer forro humanístico e espiritual. Vai muito além das competências conceituais e técnicas conquistadas, das facilidades oferecidas pelas máquinas e por receituários “pré-fabricados”, do desempenho maquinal de ritos sem alma e sem força de interpelação, como reclamam fiéis. Sem o revestimento humanístico e espiritual não se tem força para recuperar a vida. Ao contrário. Mata-se mais depressa e as palavras não falam ao coração. Isto porque, no lugar certo e para quem é devido, não se abrem os olhos. Para outros interesses e outras situações, menos importantes, é que, frequentemente, são abertos.

A sociedade não encontrará novo equilíbrio apenas com o aquecimento da economia, nem somente com acertadas reformas. Sobretudo, espera-se que os cidadãos sejam capazes de acertar o lugar onde devem abrir os olhos: o sacerdócio, seja na confissão religiosa, seja no âmbito da saúde, na dor dos pobres e enfermos, dos sofredores e aflitos. Do contrário, serão eficientes na “fala”, no manuseio de máquinas e ritos, mas não terão força de resgate e restauração. E portas serão fechadas aos milagres da vida por não haver acerto sobre onde se abrem os olhos.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte
Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)