Artigos

Diocese de Piracicaba – 75 anos: sendo uma Igreja discípula, missionária e misericordiosa

Publicado em 4 de setembro de 2019 - 16:22:03

No próximo dia 8 de setembro, no Engenho Central em Piracicaba, todos os cristãos católicos dos 15 municípios que compõem a Diocese de Piracicaba, louvarão os 75 anos de Criação e Instalação da Diocese (1944-2019), uma festa por toda evangelização e zelo pastoral realizado neste período.

A essência da Igreja é o anúncio da Boa Nova do Reino, para isso todos os batizados foram constituídos como “luz das nações para levar a salvação até os confins da terra” (At 13,47). Nesta Festa Jubilar será levado ao altar do Senhor todos os cristãos leigos, religiosos, consagrados, diáconos, padres e bispos que anunciaram ao longo deste tempo o amor de Deus, a possibilidade em Jesus Cristo do arrependimento, da conversão, da adesão à Ele como Senhor e Salvador de sua vida e o batismo pela água e no Espírito Santo.

Louvaremos os milhares de catequistas, homens, mulheres, jovens que nas matrizes, capelas urbanas e rurais, nas varandas das casas, semearam a Palavra de Deus nos corações das crianças, jovens e adultos, levando-os a conhecer o amor de Deus, seu Filho Jesus Cristo e a Santa Igreja. Estes geraram pessoas novas para a Igreja, são os benditos do Pai (Mt 25,34), que fazem a Igreja, esposa de Cristo, ser e acontecer na história da Salvação.

Nesta festa vamos glorificar a Deus por todos os missionários, agentes de pastorais, movimentos, associações, filhos e filhas de Maria que disseram sim ao chamado do Senhor, e através dos mais diversos carismas e ministérios cuidam, zelam, acompanham e pastoreiam o povo de Deus em nossas paróquias e capelas, levando a Palavra do Senhor como alimento para a vida, bem como o necessário para aqueles que nada possuem, os pobres, presos, doentes e idosos, cuidando na pessoa deles do próprio Cristo (Mt 25,31-46).

Louvaremos a vida de todos os padres, que com zelo missionário e pastoral, conduziram as construções dos templos que hoje celebramos a eucaristia aos domingos e festas, bem como os salões que festejamos nossos padroeiros. Agradeçamos a Deus por todos os que experimentaram e encontraram a pessoa de Jesus Cristo a partir dos retiros espirituais, das homilias, nos confessionários, aconselhamentos, visitas domiciliares, nas unções dos enfermos, nas bênçãos sacramentais proferidas e conduzidos por esses zelosos pastores de ontem, que se encontram na vida eterna e os dos tempos hodiernos (atuais).

Como somos uma Igreja santa e pecadora, nesta Festa Jubilar, com o coração contrito e voltados para a infinita misericórdia de Deus, vamos pedir perdão ao Senhor por nossas fraquezas e infidelidades na missão que seu Filho Jesus nos confiou. Pelas vezes que não testemunhamos e não anunciamos o evangelho, fazendo com que a Boa Notícia não chegue a todas as pessoas de nosso território paroquial; por não acolhermos os pobres e marginalizados; por não promovermos o perdão, a reconciliação, a unidade, a paz, a justiça e a fraternidade. Piedade Senhor, misericórdia Senhor.

Agradecemos a Deus por tantos anos de labor, “Brilhante Jubileu, felizes celebramos”, consagramos e entregamos a Deus neste dia, os talentos administrados e lucrados nesses setenta e cinco anos. Maria, Mãe da Igreja, Santo Antônio, nosso padroeiro, rogai por nós!

Pe. Aparecido Barbosa
Paróquia Nossa Senhora de Fátima