Um brilhante jubileu

Publicado em 10 de setembro de 2019 - 15:18:01

Povo do Deus três vezes Santo, alegra e regozija-te pelo Jubileu de nossa Diocese! 75 anos que a fé se revigorou, que a esperança se fortificou, que a caridade se expandiu e que o Reino foi anunciado!

Criada em 16 de fevereiro de 1944, pelo Papa Pio XII, desmembrada integralmente da então Diocese de Campinas, foi solenemente instalada aos 11 de junho daquele mesmo ano, em solene celebração presidida por Dom Bento Aloisi Masella, Núncio Apostólico, por ocasião do encerramento do Congresso Eucarístico Regional de Piracicaba. Dom Paulo de Tarso Campos, bispo de Campinas, foi nomeado o Administrador Apostólico até a tomada de posse de Dom Ernesto de Paula, em 08 de setembro de 1945.

Um hino de louvor hoje sobe aos céus pelos dons recebidos, pelas graças alcançadas! Pela evangelização a partir das periferias territoriais e existenciais. Pelas famílias consolidadas no amor, pela consolação oferecida aos que sofrem no corpo, na alma e no espírito, por toda boa dádiva divina, a nós concedida!

Do nosso coração se eleva uma prece de gratidão pelos bispos que nos pastorearam, Dom Aniger Melillo, Dom Eduardo Koaik, Dom Moacir Vitti e por Dom Fernando Mason, nosso atual pastor, que tem a alegria de celebrar este Jubileu. Pelos presbíteros e diáconos que com fadiga e entusiasmo nos mostraram o caminho da salvação. Pelas religiosas e religiosos que testemunharam que é o céu a nossa verdadeira e definitiva morada. Pelas vocações neste solo brotadas! Pelos fiéis leigos que nas tarefas de cada dia exalam o bom odor de Cristo e buscam a verdade, a justiça, o perdão e a paz na construção da fraternidade!

Glorificamos o Deus da História pelo fecundo trabalho que as Pastorais, os Movimentos, as Novas Comunidades e as Entidades se empenharam para realizar ao longo destes anos. Só Deus conhece em profundidade todo o bem realizado!

Reconhecemos também com profunda dor nossa fraqueza e pecado na vivência da Boa Nova e por isso imploramos perdão e piedade e a graça de renovada e contínua conversão.

Uma comemoração religiosa sempre nos remete a uma análise serena e objetiva onde luzes e sombra se mesclam e é preciso serem revistos, todavia, a fé nos ajuda a olharmos o passado com gratidão, o presente com coragem e o futuro com confiança a fim de que o Tema do Jubileu: “Queremos ser uma Igreja discípula, missionária e misericordiosa”, com o Lema: “Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13, 47), seja realmente uma realidade que se renove cada dia no coração e no testemunho do Evangelho de todos os diocesanos.

Estamos felizes e reconhecidos pela visita do Sr. Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, que de certa forma nos recorda e torna presente aos olhos da fé a pessoa do Santo Padre, o Papa Francisco, e, deste modo, expressamos nossa total e filial adesão ao sucessor de Pedro. Dom Giovanni, com sua presença, nos anima a continuarmos no seguimento do Senhor, na expansão do Reino e na edificação da Igreja.

Será tudo isto que colocaremos no altar da Nova Aliança, amanhã, na solene celebração eucarística, presidida pelo representante do Papa e concelebrada por Dom Fernando, os outros bispos e sacerdotes presentes, onde com os fiéis que em torno da mesa sagrada, serão um só coração com os mesmos sentimentos de ação de graças por tudo quanto pastores e fiéis realizaram por graça de Deus, em nossa Igreja Particular, durante estes 75 anos.

A Mãe de Jesus, a quem nossa Diocese foi consagrada, Santo Antônio, nosso celeste Patrono, os Servos de Deus, Madre Cecília do Coração de Maria e o Irmão Roberto Giovanni, apresentem ao Deus Trino estes nossos desejos e nos consigam a plenitude da sua misericórdia, assim como a paz e o bem.

Pe. José Eduardo Sesso