CNBB envia saudações aos bispos nomeados em 20 de setembro

Publicado em 21 de setembro de 2017 - 14:49:34

Dom Leonardo Steiner, secretário-geral da CNBB, enviou mensagem de saudação a dom Zenildo Luiz Pereira da Silva que assume a Prelazia de Borba (AM) e a dom Aloísio Jorge Pena Vitral transferido de Teófilo Otoni (MG) para a diocese de Sete Lagoas (MG).

Nas mensagens, dom Leonardo envia abraços e orações em nome da Conferência e reverencia as nomeações com palavras do papa Francisco sobre o ministério episcopal. O secretário-geral também lembra a importância dos trabalhos realizados pelos bispos que entram na emeritude nas duas Igrejas Particulares: dom Elói Roggia, na Prelazia de Borba e dom Guilherme Porto, na diocese de Sete Lagoas.

Leia as saudações:

Saudação ao bispo Borba (AM)

Prezado Irmão, dom Zenildo Luiz Pereira da Silva.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) alegra-se com o senhor neste momento em assume a diocese de Borba (AM) depois que o Papa Francisco aceitou a renúncia de dom Elói Roggia.

Saudamos a sua nomeação com as palavras pronunciadas pelo Santo Padre, Papa Francisco, aos bispos que participaram de um Seminário promovido pela Congregação para a Evangelização dos Povos, em setembro de 2014: “A Igreja precisa de Pastores, ou seja, de servos, de Bispos que saibam pôr-se de joelhos diante dos outros para lavar os seus pés. Pastores próximos do povo, pais e irmãos humildes, pacientes e misericordiosos; que amam a pobreza, quer como liberdade pelo Senhor quer como simplicidade e austeridade de vida. Estais chamados a vigiar incessantemente o rebanho a vós confiado, para o manter unido e fiel ao Evangelho e à Igreja. Esforçai-vos por dar um impulso missionário autêntico às vossas Comunidades diocesanas, para que cresçam cada vez mais com novos membros, graças ao vosso testemunho de vida e ao vosso ministério episcopal exercido como serviço ao Povo de Deus. Estai próximos dos vossos sacerdotes, cuidai a vida religiosa, amai os pobres”.

Pedimos ao senhor que leve nosso abraço e nossa palavra de gratidão a dom Elói Roggia, bispo emérito da Prelazia de Borba. Seu lema episcopal nos diz como tem sido sua dedicação no ministério: “Com Jesus, amar e servir”.

Com os melhores votos de bom trabalho, enviamos nossas orações pelo êxito de sua missão.

Em Cristo,

Dom Leonardo Ulrich Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília-DF

Secretário-Geral da CNBB

==============

Saudação ao bispo de Sete Lagoas (MG)

Prezado Irmão, dom Aloísio Jorge Pena Vitral.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) alegra-se com o senhor neste momento em que o Papa Francisco o transfere para a diocese de Sete Lagoas (MG) depois do pastoreio na diocese de Teófilo Otoni (MG).

Saudamos a sua nomeação com as palavras pronunciadas pelo Santo Padre, Papa Francisco, aos bispos que foram nomeados entre 2013 e 2014, na Sala Clementina, no Vaticano: “vejo em vós Pastores capazes de recompor a unidade, de tecer redes, de recoser, de superar a fragmentação. Dialogai com respeito com as grandes tradições nas quais estais imersos, sem medo de vos perder e sem necessidade de defender as vossas fronteiras, porque a identidade da Igreja é definida pelo amor de Cristo que não conhece fronteiras. Mesmo conservando ciosamente a paixão pela verdade, não desperdiceis energias para vos contrapordes ou entrar em colisão mas para construir e amar”.

Nesta ocasião, pedimos ao senhor que leve nosso abraço e nossa palavra de gratidão a dom Guilherme Porto, bispo emérito de Sete Lagoas. O lema episcopal de dom Guilherme, “A verdade na caridade” é uma bela expressão do modo como conduziu o seu pastoreio.

Em Cristo,

Dom Leonardo Ulrich Steiner