Nova sede: que possa produzir unidade na Igreja e comunhão do episcopado

Publicado em 24 de outubro de 2017 - 14:58:47

A bênção do novo prédio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), onde funciona temporariamente o secretariado geral, abriu a reunião do Conselho Permanente da entidade, nesta terça-feira, dia 24 de outubro. A cerimônia foi conduzida pelo arcebispo de Brasília (DF) e presidente da Conferência, cardeal Sergio da Rocha.

Durante a cerimônia de bênção do prédio, localizado na 905 Norte, em Brasília, foi lida a “parábola dos talentos” (Mateus 25, 14-30). Em sua fala, o cardeal Sergio da Rocha refletiu sobre o trecho do Evangelho ressaltando que a passagem “nós pensar na nossa responsabilidade em fazer frutificar os dons que Deus nos concede”. Apontando a nova casa da sede da Conferência como “dom e graça de Deus”, ressaltou os esforços para que “esse dom possa produzir muitos frutos e promover, acima de tudo, a unidade na vida da Igreja e a comunhão do episcopado”.

Cerimônia

A bênção teve início logo cedo, antes da primeira sessão da reunião do Conselho Permanente da CNBB, com a presença dos presidentes da Comissões Episcopais Pastorais e dos regionais da Conferência, colaboradores, assessores, representantes de organismos eclesiais e do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.

Dom Leonardo Steiner iniciou a cerimônia agradecendo às pessoas que colaboraram e trabalharam no projeto e na construção da sede provisória, algumas delas que já não estão à serviço da CNBB. Também agradeceu à agência de desenvolvimento Adveniat e ao Banco Bradesco, pelo apoio financeiro, e à arquidiocese de Porto Alegre, na pessoa do arcebispo, dom Jaime Spengler, que doou as cruzes que serão colocadas nas paredes das salas e quartos do prédio. Ele esclareceu que não se tratava de uma inauguração, mas da bênção do espaço. “Vamos benzer o prédio para que Deus nos acompanhe”, afirmou.

Após a leitura do Evangelho, com a parábola dos talentos, dom Sergio afirmou que “Aquele que nos chamou é fiel”, lembrando do patrão que oferece os dons aos seus servos. Também desejou bendizer a Deus, “que tem construído esta casa, não o prédio em si, mas a Igreja”, fruto da bondade conduzido pelo Espírito de Deus.

Dom Sergio também agradeceu e ressaltou a colaboração das pessoas que estão à serviço da Igreja no Brasil e que contribuíram para a execução do projeto, em particular a dedicação e o empenho de dom Leonardo Steiner na construção da sede provisória, a quem agradeceu, na pessoa de seu auxiliar, aos que participaram da construção. Os agradecimentos também foram manifestados à empresa Qualy, responsável pela obra, e ao “tão bonito e generoso” empenho dos colaboradores na mudança para o novo local.

O governador do Distrito Federal manifestou alegria em participar da cerimônia e desejou sucesso à entidade no “lugar especial para tomada de decisões inspiradas por Deus para o ponto de vista espiritual, social e político exercido pela CNBB no contexto da vida nacional”. Rollemberg aproveitou para pedir orações por “chuvas generosas” na região de Brasília, que passa por uma profunda crise hídrica, com uma das principais fontes de abastecimento de água, o reservatório do Descoberto, com nível de abaixo dos 10% do volume.

65 anos

O presidente da CNBB também recordou os 65 anos da entidade, completados no último dia 14. Para ele, “é um dom, um presente de Deus poder celebrar 65 anos de amor fiel do Senhor que nos acompanha, mas também da dedicação generosa de tanta gente que tem construído essa história”. Também neste quesito, dom Sergio voltou a agradecer “a tantos irmãos e irmãs que tem construído a história da Igreja no Brasil, a história da CNBB e, particularmente, neste último período dedicado tanto para construir esta casa que nos acolhe.

Após a primeira sessão do Conselho, os colaboradores da CNBB prepararam um momento de confraternização e homenagem aos bispos. Na oportunidade, a equipe que coordenou as comemorações dos 65 anos da entidade convidou um grupo de colaboradores para entregar uma placa comemorativa aos membros da Presidência e aos presidentes dos 18 regionais da Conferência. Um quadro com um mosaico do símbolo da CNBB, pintado por colaboradores e assessores foi entregue ao secretário-geral, dom Leonardo Steiner, em sinal de agradecimento e satisfação dos colaboradores em contribuir por meio de seu trabalho com a ação evangelizadora da Igreja.