“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
Brasil e Mundo

Bergoglio completa 17 anos de cardinalato

Publicado em 21 de fevereiro de 2018 - 16:43:14

No dia 21 de fevereiro de 2001, 17 anos atrás, o então Arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, era criado cardeal por São João Paulo II. Naquela ocasião, o Colégio Cardinalício ganhou 44 novos cardeais, entre os quais os brasileiros Cláudio Hummes e Geraldo Majella Agnelo.

“Venerados Irmãos, vocês são os primeiros Cardeais criados no novo milênio. Depois de ter bebido em abundância nas fontes da misericórdia divina durante o Ano Santo, a barca mística da Igreja prepara-se agora para "se fazer novamente ao largo", para transmitir ao mundo a mensagem da salvação. Em conjunto, queremos içar as suas velas ao vento do Espírito, perscrutando os sinais dos tempos e interpretando-os à luz do Evangelho”, disse São João Paulo II na homilia da missa.

Os 44 cardeais eram provenientes de vinte e sete países de quatro continentes. “Não é por acaso também este um sinal da capacidade que a Igreja, já presente em todos os recantos do planeta, tem de compreender povos de diferentes tradições e linguagens, para transmitir a todos o anúncio de Cristo? N’Ele, e só n’Ele, é possível encontrar a salvação”, disse ainda o então Pontífice.

Dessa profética homilia pronunciada em meio à diversidade cultural dos novos cardeais subiu ao trono de Pedro o primeiro Papa oriundo da América Latina.

Fonte: vaticannews 

Horário de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

Política de Privacidade
Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções