Período de convenções movimenta partidos na definição dos nomes que disputarão as eleições em outubro

Publicado em 25 de julho de 2018 - 16:08:48

De 20 de julho a 5 de agosto, os cerca de 35 partidos políticos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se movimentam para realizar as suas convenções para a escolha dos candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal, deputado estadual ou distrital, conforme estabelece o calendário das Eleições Gerais 2018, em dezembro de 2017.

O grande número de partidos e candidatos que, inevitavelmente, levam à necessidade de fazer as “coligações” é classificado pelo bispo de Lages (SC) dom Guilherme Werlang e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Social Transformadora, como algo vergonhoso que produz um grande mal para o Brasil. Na avaliação dele, os partidos pequenos não têm ideologias claras e as legendas “nanicas” existem apenas para servir como moeda de troca a cargos.

Dom Guilherme avalia como pouco democrático o processo da escolha dos nomes que representarão os partidos na disputa eleitoral. Ele lembra que, na proposta de Reforma Política que a CNBB, junto a um grupo de 50 entidades brasileiras, apresentou há dois anos, levava-se em consideração exatamente a possibilidade de o povo brasileiro participar da escolha dos candidatos a serem candidatos, num processo a ser coordenado pela justiça eleitoral. “Enquanto os caciques, os donos dos partidos, fizerem as convenções, e lá dentro, impor seus interesses e os candidatos que desejam não vamos conseguir sair desta corrupção e descomando que existe no Brasil”, disse.

Nas próximas semanas 17 presidenciáveis terão seus nomes avaliados, seja pelo próprio partido, seja por outras siglas, na definição das coligações. Liderando o eleitorado está o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em julho, o petista carrega 21% das intenções. Contudo, sua candidatura ainda está pendente de processo judicial. Um dos principais partidos de esquerda, o PCdoB, disputará com um nome próprio, Manuela D’Avila, que já tem a confirmação da sigla.

Sem engajamento, dois pré-candidatos já desistiram: Fernando Collor (PTC) e Flávio Rocha (PRB). Há indícios de que o deputado Rodrigo Maia (Dem), atual presidente da Câmara dos Deputados, também desista da disputa. O calendário das Eleições Gerais 2018, aprovado pelo TSE, em dezembro de 2017, traz as principais datas do processo eleitoral a serem observadas por candidatos, partidos, eleitores e pela própria Justiça Eleitoral.

As modificações introduzidas pela Reforma Política (Lei n° 13.487 e Lei nº 13.488), aprovada pelo Congresso Nacional em outubro deste ano, foram incorporadas ao calendário do pleito de 2018, que ocorrerá no dia 7 de outubro, em primeiro turno, e no dia 28 de outubro, nos casos de segundo turno. Na avaliação, do religioso, para conquistar a credibilidade da política, o processo político deveria ser democratizado, com o povo indicando homens e mulheres com um passado íntegro, e os políticos deveriam ouvir permanentemente ouvir o povo e suas demandas e interesses.

17 Presidenciáveis:

Afif Domingos, disputa pelo PSD