Morre bispo emérito de Cruz Alta (RS)

Publicado em 8 de novembro de 2018 - 14:45:48

Morreu na madrugada desta quarta-feira (7), em Campo Grande (MS), o bispo emérito de Cruz Alta (RS), dom Frederico Heimler. Ele estava internado desde o dia 20 de outubro, após um AVC, estado que se agravou no início do mês de novembro, quando foi transferido à UTI. O Corpo será velado nesta quarta-feira, na Capela do Paulo VI. A missa de corpo presente será nesta quinta-feira (8), às 8h, na Igreja Sede da Paroquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Campo Grande (MS). O sepultamento será no cemitério da comunidade dos salesianos de Dom Bosco.

O bispo de Cruz Alta (RS), dom Adelar Barufi, enviou nota se pesar e destacou a trajetória e o legado de dom Frederico.

Trajetória

Dom Frederico, natural de Unterlammerthal, na Alemanha, nasceu no dia 17 de fevereiro de 1942. Foi ordenado presbítero no dia 12 de junho de 1970 e ordenado bispo em 31 de janeiro de 1999, com o lema: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para evangelizar os pobres” (Lc. 4,18). Assumiu a Diocese de Cruz Alta em 16 de junho de 2002.

Embora de origem alemã, possuía uma relação de longa data com o Brasil, pois, a exemplo de muitos missionários alemães, em outubro de 1960, ainda jovem, veio para o Brasil. Seu destino: O Instituto Pedagógico Salesiano São Vicente, em Campo Grande, no Mato Grosso. Aprender a língua foi uma das dificuldades iniciais. Mas, embora o primeiro ano tenha sido difícil, logo se adaptou. Em Caxipó da Ponte, subúrbio de Cuiabá, os missionários eram responsáveis por dar aulas às crianças, acompanhando o grupo praticamente 24 horas/dia.

Em 1966, veio a sua transferência para Lins, em São Paulo, mas, em seguida, por interferência do irmão, que insistia na sua volta à terra natal para cursar Teologia, Dom Frederico retornou à Alemanha. Foi quando teve a oportunidade de conhecer melhor o país de origem, uma vez que ingressou muito jovem no seminário e em seguida partiu para cumprir sua missão.

Em 14 de julho de 1970, na Alemanha, Dom Frederico foi ordenado sacerdote e, um ano depois, estava de volta ao Brasil, trabalhando alternadamente na Escola Santa Tereza, em Corumbá, com 4 mil alunos em Campo Grande, onde recebeu chamado para assumir a Administração da Província. O cargo, assumido inicialmente pelo período de três anos, acabou se transformando em doze e teriam sido renovados por mais três anos, caso Dom Frederico não tivesse preparado alguém para assumir esta função.

De volta à Escola em Corumbá, Dom Frederico estava realizado em seu trabalho no dia-a-dia, envolvido na programação do Centenário da Escola, a ser comemorado em 1999, quando recebeu a notícia da sua nomeação de Bispo.

Entre a nomeação e a posse, Dom Frederico “varou madrugadas” para deixar todo o trabalho encaminhado, já que o período era de muita atividade na escola, com obras, reformas, lançamento de livro e mudança na legislação escolar. Vencida esta etapa, estava preparado para o novo desafio. Foi designado Bispo Coadjutor em Umuarama, no Paraná, e, quando estava familiarizado com as novas atividades, foi transferido para Cruz Alta, onde assumiu no dia 16 de junho de 2002.

Legado e despedida

Na Diocese de Cruz Alta, durante todo o período que esteve à frente, cumpriu sua missão de trabalhar pela unidade da Igreja Católica. E, neste contexto, suas crenças e convicções, suas posições firmes e claras, aliadas ao conhecimento como educador e administrador, acumulados ao longo dos anos, foram decisivas para avançar mais na área pastoral e de administração. Deu um grande impulso à administração diocesana. Já doente, o Papa Francisco aceitou seu pedido de renúncia ao governo da Diocese, no dia 11 de junho de 2014.

A trajetória do terceiro bispo diocesano de Cruz Alta foi marcada pela simplicidade e despojamento. Foi um pastor humilde. Trabalhou muito e, de temperamento tímido, também sofreu pela sua missão. Sua renúncia, por motivos de saúde, também comprova seu desapego. Toda Diocese eleva a Deus um hino de louvor pelas maravilhas realizadas por meio deste pastor no seu povo.

Manifestamos nossa gratidão à Congregação dos Salesianos, à qual pertencia, pela acolhida e zeloso cuidado nos anos que se seguiram à sua renúncia. Ficamos despreocupados porque sabíamos que estava bem cuidado. Pedimos que seja rezadas missas em sufrágio de sua alma em todas as paróquias da Diocese.

Muito obrigado, Dom Frederico. Vai em paz! Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele a vossa luz!

Nota de Condolências da CNBB pelo falecimento de dom Frederico Heimler

Brasília, 07 de novembro de 2018

Prezado irmão, dom Adelar Baruffi

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta seu pesar pelo falecimento de dom Frederico Heimler, bispo Emérito de Cruz Alta (RS), na madrugada desta quarta-feira, 07 de novembro. Ao senhor, aos familiares e a todo o povo de Deus desta Igreja Particular, queremos nos unir em oração e em solidariedade, fazendo memória deste nosso irmão.

Terceiro bispo da diocese de Cruz Alta (RS), dom Frederico, natural de Unterlammerthal, na Alemanha, veio para o Brasil ainda jovem para ser missionário. Foi ordenado bispo em 1999 e escolheu como lema: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para evangelizar os pobres” (Lc. 4,18). Antes de assumir a Diocese de Cruz Alta em 2002 foi bispo coadjutor de Umuarama (PR). Com os fiéis, louvamos a Deus por tantos frutos de sua atuação, no decorrer dos 12 anos de pastoreio na Diocese, com grande atuação na promoção da educação e na defesa dos mais pobres.

Nossas orações pela participação de dom Frederico Heimler na morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Em Cristo,

Dom Leonardo Ulrich Steiner