Papa Francisco nomeia arcebispo para a arquidiocese de Vitória do Espírito Santo

Publicado em 8 de novembro de 2018 - 14:52:37

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou, nesta quarta-feira, 7, duas alterações no episcopado brasileiro, ambas no estado do Espírito Santo. O papa Francisco acolheu o pedido de renúncia apresentado por dom Luiz Mancilha Vilela, e nomeou como arcebispo de Vitória (ES), dom Dario Campos, transferindo-o da diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES), vizinha ao Sul da sede da província eclesiástica.

Dom Dario Campos é franciscano da Ordem dos Frades Menores. Nasceu aos 9 de junho de 1948, em Castelo (ES). Sua ordenação episcopal foi em 26 de setembro de 2000, em Belo Horizonte (MG), após ser nomeado bispo coadjutor de Araçuaí (MG). Dom Dario tornou-se bispo titular em 2001, permanecendo até 2004 na diocese do Norte de Minas, quando foi nomeado bispo de Leopoldina (MG). Neste período, foi membro do Conselho Episcopal de Pastoral do regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e responsável pelo Setor Vocações e Ministérios (2002 a 2006) e pelos Presbitérios do regional, além do Setor de Animação Vocacional (2006 a 2010).

Dom Dario tomou posse na diocese de Cachoeiro de Itapemirim no dia 10 de julho de 2011. Seu lema episcopal é “Nas tuas Mãos”.

Novo bispo emérito
Dom Luiz Mancilha é natural de Pouso Alto (MG) e completou 75 anos em maio de 2017, idade estabelecida pelo Código de Direito Canônico para a apresentação da renúncia por idade ao papa. O agora arcebispo emérito de Vitória também passou pela diocese de Cachoeiro de Itapemirim, assim como seu sucessor. Por lá esteve de 1986 até 2002. Entre 2002 e 2004, foi arcebispo coadjutor de Vitória do Espírito Santo, assumindo o governo arquidiocesano na sequência. Dom Luiz Mancilha Vilela, cujo lema episcopal é “Ut Pastor Pascet” (Como um pastor) atuou na CNBB como responsável pela então Dimensão Missionária e fez parte do Conselho Episcopal Pastoral (Consep).

Saudação da CNBB a dom Dario Campos

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe, com fraterna alegria, a nomeação de dom Dario Campos, OFM, como arcebispo da arquidiocese de Vitória (ES).

O lema episcopal de dom Dario Campos, “Nas tuas mãos”, recorda da nossa filiação e entrega total aos planos de Deus.

Agradecemos a Deus a caminhada episcopal de dom Dario na diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES) e, em comunhão com as comunidades da diocese, desejamos um ministério episcopal fecundo na tonância da alegria do Evangelho, na unidade e partilha fraterna com o Povo que o espera na Arquidiocese de Vitória. Nossa Senhora da Vitória, padroeira da Arquidiocese o acompanhe no seu ministério episcopal: “Ave, ó mãe do Senhor e ave, vós todas santas virtudes infusas pela graça e iluminação do Espírito Santo nos corações dos fiéis, fazendo-os de infiéis, fiéis de Deus” (S. Francisco de Assis).

Acompanhamos dom Dario Campos com nossas orações pelos bons frutos no serviço evangelizador.

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

____ ____ ___ ____ ___ ____ ___ ____ ___ ____ ___ ____ ____

Agradecimento a dom Luiz Mancilha Vilela

Brasília-DF, 7 de novembro de 2018

Prezado Irmão, dom Luiz Mancilha Vilela,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) agradece o serviço que o senhor prestou como pastor à frente da diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES), como coadjutor e arcebispo da arquidiocese de Vitória (ES).

Somos gratos pelos serviços prestados à Igreja do Brasil por meio da atuação na dimensão missionária e na participação do Conselho Episcopal Pastoral da entidade.

O seu zelo pastoral está expresso em seu lema: “Como um pastor”.

O bispo emérito tem um importante papel na Igreja no Brasil, deixa o governo da Igreja local, mas continua na missão de ser sal e luz no meio do povo.

Manifestamos gratidão pelo seu trabalho e dedicação à Igreja.

Em Cristo,

Dom Leonardo Ulrich Steiner