”A boa política está a serviço da Paz”: tema do Dia Mundial da Paz 2019

08/11/2018  |  15:07:19

Em nota distribuída pela Sala de Imprensa da Santa Sé foi anunciado o tema do Dia Mundial da Paz 2019: " A boa política está a serviço da Paz".

Este será o 52ª Dia Mundial da Paz, a ser celebrado em 1° de janeiro de 2019.

A nota destaca que "A responsabilidade política pertence a cada cidadão, em particular a quem recebeu o mandato de proteger e governar".

Diz a nota:

"A responsabilidade política pertence a cada cidadão, em particular a quem recebeu o mandato de proteger e governar. Esta missão consiste em salvaguardar o direito e incentivar o diálogo entre os membros da sociedade, entre gerações e culturas".

A nota divulgada continua e destaca que "Não há paz sem confiança recíproca e a confiança tem como primeira condição o respeito pela palavra dada. O compromisso político, uma das mais altas expressões da caridade, traz a preocupação pelo futuro da vida e do planeta, dos jovens e das crianças, em sua sede de realização".

O texto distribuído pela Sala de Imprensa afirma também que "quando o homem é respeitado em seus direitos, como recordava São João XXIII na Encíclica Pacem in terris (1963), germina nele o sentido do dever de respeitar os direitos dos outros".

Para concluir, o comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé ressalta ainda que "Os direitos e deveres do ser humano aumentam a consciência de pertencer a uma mesma comunidade, com os outros e com Deus".

Por isso, somos chamados a levar e anunciar a paz como a boa nova de um futuro em que todo ser humano será considerado em sua dignidade e seus direitos".
(JSG)

Fonte: Gaudium Press