“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
Brasil e Mundo

Sala de Imprensa da Santa Sé se pronuncia sobre posse de Nicolás Maduro

Publicado em 14 de janeiro de 2019 - 14:05:24

O diretor interino da Sala de Imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti, respondeu a jornalistas que questionaram a presença de um representante da Santa Sé na cerimônia de posse do presidente venezuelano Nicolás Maduro, no dia 10 de janeiro.

Eis a sua declaração:

“A Santa Sé mantém relações diplomáticas com o Estado venezuelano. A sua atividade diplomática tem como finalidade promover o bem comum, tutelar a paz e garantir o respeito pela dignidade humana. Por isso, a Santa Sé decidiu ser representada na cerimônia de inauguração da presidência pelo responsável interino dos Assuntos da Nunciatura Apostólica de Caracas. A Santa Sé e os Bispos do país continuam trabalhando juntos para ajudar o povo venezuelano, que sofre as implicações humanitárias e sociais da grave situação em que a nação se encontra”.

Conferência Episcopal

Um dia antes da posse, a Conferência Episcopal Venezuelana se manifestou a respeito da situação política do país, considerando “ilegítimo” o novo mandato presidencial de Maduro.

“É um pecado que clama ao céu querer manter-se a todo custo no poder e pretender prolongar o fracasso e a ineficiência das últimas décadas: é moralmente inaceitável! (...) Portanto, a pretensão de iniciar um novo mandato presidencial em 10 de janeiro de 2019 é ilegítimo por sua origem, e abre uma porta para o desconhecimento do governo, porque lhe falta o sustento democrático na justiça e no direito”.

Papa Francisco

No dia 7 de janeiro, ao receber os diplomatas, o Papa Francisco mencionou a Venezuela, fazendo votos de que “se encontrem vias institucionais e pacíficas para dar solução à crise política, social e econômica; vias que consintam, antes de mais nada, prestar assistência a quantos são atribulados pelas tensões destes anos e oferecer um horizonte de esperança e paz a todo o povo venezuelano”.

Fonte: Vatican.news 

Horário de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

Política de Privacidade
Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções