Aberto credenciamento de imprensa para a 57ª Assembleia Geral da CNBB, que ocorrerá em maio

Publicado em 28 de março de 2019 - 17:22:18

A 57ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está marcada para o período de 1º a 10 de maio de 2019. O encontro anual do episcopado ocorrerá no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP).

Neste ano, a AG tem a tarefa central de atualizar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil para o quadriênio 2019 a 2023. Outro desafio será eleger a nova presidência da CNBB para o próximo quadriênio, além das presidências das 12 Comissões Episcopais Pastorais da entidade. Podem participar, segundo o Estatuto da Conferência, os 323 bispos na ativa, os 171 eméritos e representantes de organismos e pastorais da Igreja.

ELEIÇÕES – Neste ano, já considerando a reforma do Estatuto da CNBB, aprovada na 56ª AG e em processo de confirmação pelo Vaticano, a presidência da CNBB deverá ser composta da seguinte maneira:
• Presidente;
• 1º vice-presidente;
• 2º vice-presidente;
• Secretário-geral e
• Vice-secretário-geral.

É possível que a confirmação do Vaticano altere alguns dos cargos propostos pelos bispos do Brasil na última Assembleia.

Outra escolha que os bispos devem fazer nos dias de assembleia, refere-se ao Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), para o qual serão eleitos delegado e suplente.

O credenciamento para a 57ª AG deverá ser feito até o dia 19 de abril, sexta-feira, por meio de preenchimento de formulário online. As credenciais serão entregues no Centro de Eventos Padre Victor Coelho de Almeida, localizado no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, mediante apresentação da carteira de identidade. A equipe da Assessoria de Imprensa da CNBB atenderá os profissionais no local da assembleia a partir do dia 31 de abril.

Acesse o formulário de credenciamento.

Baixe o Guia para os Jornalistas da 57ª AG da CNBB, para mais informações

Fonte: CNBB