Estão abertas as inscrições para o 12º Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra

02/04/2019  |  15:19:39

A Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil através do Setor Espaço Litúrgico promove a cada dois anos o Encontro Nacional de Arquitetura e Arte Sacra, com a intenção de incentivar um debate acadêmico e interdisciplinar sobre a dignidade dos espaços de celebração, bem como a importância da preservação do patrimônio artístico e cultural da Igreja, favorecendo assim, o intercâmbio de experiências e a formação.

Os Encontros Nacionais começaram a ser desenhados em 1967, com diversas iniciativas de formações, porém só em 1996 tomaram forma, atingindo cada vez mais um maior número de participantes, tornando-se um evento oficial para a Igreja e o mundo acadêmico.

O 12º Encontro Nacional acontecerá nos dias 17 a 20 de setembro, em Castanhal, no Pará e será realizado em parceria com a Faculdade Católica de Belém e a diocese de Castanhal no Pará, que acolherá o evento no Cenóbio da Transfiguração, centro de formação da diocese. São convidados a participar, estudantes, docentes, profissionais de arquitetura, engenharia e artes, padres, diáconos, seminaristas, religiosos, membros dos conselhos de economia e administração de paróquias e santuários, equipes de liturgia e leigos.

Também fazem parte do público-alvo do encontro os envolvidos tanto direta quanto indiretamente em construções, reformas e decorações das igrejas e que desejam aprofundar a relação entre liturgia, arquitetura e arte, como decoradores, organizadores do espaço celebrativo para casamentos e formaturas e técnicos de som e iluminação.

As inscrições para participar são pagas e podem ser feitas no site oficial do evento até o dia 31 de agosto: http://enaas.espacoliturgicocnbb.com.br/. Estudantes terão 50% de desconto, e devem enviar um e-mail solicitando a ficha de inscrição, informando o nome, instituição de ensino e o curso para: espacoliturgico@cnbb.org.br