Arquidiocese de Campinas promove seminário sobre Arte Sacra, Cultura e Evangelização

Publicado em 16 de abril de 2019 - 14:43:09

A Pastoral da Cultura da Catedral Metropolitana de Campinas, em parceria com o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas, realizará o 1º Seminário sobre Arte Sacra, Cultura e Evangelização.

A iniciativa visa promover a reflexão acerca da Arte, Patrimônio Sacro e Evangelização, sobretudo na Cidade de Campinas. Os temas serão abordados de forma ampla, levando em consideração a formação acadêmica de cada conferencista.

Esta primeira edição do Seminário insere-se como parte da 17° Semana de Nacional de Museus (IBRAM) com o tema Museus como Núcleos Culturais: O futuro das tradições e abre uma sequência de conferências, palestras e formações sobre os 250 anos da primeira paróquia de Campinas e da cidade de Campinas, a sr celebrado em 2024.

Ao final do seminário haverá uma visita guiada no Museu, que durante os meses de Maio a Julho, sedia a exposição: Fragmentos de Eternidade: Relíquias Sagradas e a Força da Tradição (Acervos de Dom Antônio Maria Alves de Siqueira).

- A Conferência de cunho artístico, patrimonial e evangelizador dos bens culturais da Igreja; será explorada pelo Prof. Dr. Marcos Tognon, que abordará a importância dos construtores e artistas na construção da Matriz Nova, atual Catedral Metropolitana de Campinas, considerada uma das maiores edificações em construção durante o século XIX.

- A importância da gestão e pesquisa relacionada aos bens culturais da igreja será o tema do Dr. João Palo Berto, que demonstrou em seu doutoramento a importância do inventário atrelado a um sistema inteligente de gestão do patrimônio sacro na Diocese de Limeira.

- As reflexões acerca da Secularização, Religião e Ultramontanismo no Brasil Oitocentista ficará a cargo da Profa. Dra Ana Rosa C. da Silva.

- Finalizando o ciclo, Dr. Monsenhor Rafael Capelato explorará a importância dos Bens Cultuais da Igreja e a Evangelização na atualidade, materializando em termos reflexivos a proposta principal do seminário, que visa promover o candente diálogo entre pesquisas especializadas e a necessária vinculação da cultura católica evangelizadora vislumbrada no processo histórico da Igreja Católica no Brasil.

O Seminário acontecerá no Museu Arquidiocesano de Arte Sacra (Rua Dr. José Ferreira de Camargo, 844, Nova Campinas (19) 3790-3950 ) no dia 11 de Maio de 2019, das 14h às 17h.

Oportunidade única para professores, Educadores, Padres, Acadêmicos de Forma Geral.

CLICK AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO