Dia Mundial das Comunicações

Publicado em 31 de maio de 2019 - 14:25:51

No próximo domingo, quando a Igreja celebra a Ascenção do Senhor, é comemorado também o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Para este dia, o Papa Francisco preparou uma mensagem, divulgada em janeiro, como proposta de reflexão. O tema escolhido pelo pontífice é “’Somos membros uns dos outros’(Ef 4, 25): das comunidades das redes sociais à comunidade humana”. O bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, gravou uma mensagem divulgada pela Pastoral da Comunicação (Pascom Brasil).

No vídeo, dom Mol recorda a temática proposta pelo Papa Francisco e exorta sobre os ambientes de relação entre as pessoas no meio digital:

“As redes sociais não existem para alimentar ódio e insuflar preconceitos étnicos, sexuais, religiosos, mas para facilitar a comunidade humana. E nela, sejamos membros uns dos outros”, afirmou dom Mol, com especial saudação aos agentes da Pascom.

Em todo o Brasil, várias iniciativas de regionais e dioceses acontecem desde as últimas semanas com o proposto de refletir sobre o tema do Dia Mundial das Comunicações Sociais. Para estes encontros e eventos, a Pascom ofereceu um subsídio que visa colaborar para que a mensagem do Papa Francisco esteja mais próxima dos agentes. Baixe aqui.

O material de aprofundamento tem o texto da mensagem do Papa Francisco, indicações de chave de leitura, sugestão de encontro celebrativo, cartaz e cards para as redes sociais. Também são sugeridas ações para divulgação e celebração do Dia Mundial das Comunicações, como, por exemplo o uso da hashtag #DMCS2019.

“Quisermos proporcionar uma modalidade para que os coordenadores vivam o eixo da espiritualidade. Além das missas que tradicionalmente marcam o Dia Mundial das Comunicações Sociais, consideramos importante que haja um encontro celebrativo, no estilo de círculo bíblico, que favoreça tanto a oração quanto a formação”, explicou o coordenador nacional da Pascom, Marcus Tullius, em entrevista ao Vatican News.