Inscrições abertas para o 2º Congresso Latino Americano da Pastoral do Turismo em Salvador (BA)

Publicado em 23 de julho de 2019 - 15:35:57

A arquidiocese de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil recebe, entre 12 e 17 de agosto, o 2º Congresso Latino Americano da Pastoral do Turismo que traz como tema: “O turismo que transforma”.

Promovido pelo Departamento de Justiça e Solidariedade do Conselho Episcopal Latinoamericano (CELAM) e pela Pastoral do Turismo do Brasil, o evento vai trazer 21 palestrantes de seis países que vão apresentar experiências concretas de evangelização através do Turismo, estudos acadêmicos sobre a área a partir da visão humanista cristã e reflexões teológicas sobre o Turismo.

O bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella será o conferencista da 1ª mesa do Congresso e vai falar sobre o Turismo que transforma, segundo a lógica do Evangelho é o tema da conferência.

O arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger vai falar sobre a Arquidiocese e seus 468 anos de patrimônio cultural e religioso a serviço da evangelização. Já a palestra sobre a Evangelização na Cultura Urbana e a Contribuição do Turismo será feita pelo bispo auxiliar de Belém do Pará e referencial da Pastur Brasil, dom Irineu Roman.

O mundo acadêmico também estará presente com professores do Brasil, Chile, México, El Salvador, Panamá e Argentina que também apresentarão contribuições sobre as práticas pastorais em seus países. O Congresso é direcionado a estudantes e professores de Turismo, História e Patrimônio Cultural; agentes da Pastur, profissionais e empresários da área que desejam ampliar seus conhecimentos e aperfeiçoar suas práticas.

A programação completa e as inscrições para o congresso podem ser feitas no site www.pastoraldoturismo.com.br.

No Brasil a Pastur está presente em onze estados e doze arqui/dioceses, num processo de implantação que começou com o 1º Encontro Nacional que ocorreu em Brasília em 2014, fazendo parte do Setor Mobilidade Humana da Comissão Episcopal para Ação Social Transformadora da CNBB. Na América Latina, a pastoral está articulada no México, Panamá, Chile, Argentina e Brasil e recebe o suporte do CELAM, através do Departamento de Justiça e Solidariedade.