“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
Brasil e Mundo

Papa Francisco nomeia bispo auxiliar para a arquidiocese de São Paulo

Publicado em 24 de julho de 2019 - 15:18:04

O papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 24, o padre Jorge Pierozan, atualmente pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, como bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo. A decisão do pontífice foi tomada com base no acolhimento da solicitação do arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, de poder contar com a colaboração de um bispo auxiliar.

Padre Jorge Pierozon nasceu no dia 10 de agosto de 1964, em Vanini (RS). Já foi circense e é sargento da reserva do Exército Brasileiro. É bacharel em Filosofia, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e licenciado em Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Foi ordenado diácono no dia 23 de setembro de 1996 na Paróquia Nossa Senhora da Lapa, na capital paulista. Atuou como diácono na Capela Nossa Senhora Aparecida do Portal dos Bandeirantes e na Paróquia Santo Estevão Rei, da Vila Anastácio.

Coordenou a Pastoral Vocacional da Região Episcopal Lapa durante os anos de 1995 e 1996. Ao mesmo tempo foi secretário regional do Curso de Teologia para Agentes de Pastoral. Foi ordenado sacerdote no dia 24 de maio de 1997, na Paróquia São Brás de Vanini, sua terra natal.

Foi pároco da Paróquia Santíssima Trindade, Setor Rio Pequeno, de 1997 a 2010 sendo, então, transferido para a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Setor Butantã, onde é pároco atualmente. Padre Jorge exerceu – por pouco mais de dois anos – até 31 de março do corrente ano, a função de Vigário Episcopal para a Região Lapa.

Atualmente é o Vice-Presidente da Pastoral dos Nômades do Brasil; Assistente Eclesiástico para a Comunidade “Voz dos Pobres”; membro do Conselho de Presbíteros da Arquidiocese de São Paulo e é Vigário Geral para a Região Episcopal Lapa desde janeiro de 2015.

Saudação

Prezado irmão monsenhor Jorge Pierozan,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta alegria com a sua nomeação para bispo auxiliar de São Paulo (SP). A notícia nos foi dada hoje pela Nunciatura Apostólica e agradecemos, mais uma vez, o gesto do papa Francisco que expressa seu zelo pela Igreja no Brasil.

Oferecemos, a título de boas-vindas, uma palavra do Santo Padre dirigida a membros do episcopado por ocasião da visita que ele fez à Conferência de Gana em setembro de 2014: “A obra de conversão e de evangelização não é fácil, mas dá frutos inestimáveis à Igreja e ao mundo (…). Rezo a fim de que sejais sempre mais promotores de unidade e líderes ao serviço do diálogo! Sede firmes na promoção do ensinamento e da disciplina da Igreja, e inflexíveis na vossa obra de caridade. E possa a vossa generosidade na oferta de Cristo ser igual unicamente à vossa abertura humilde e paciente ao próximo”.

Seja bem-vindo à nossa Conferência Episcopal, desejamos que o seu novo ministério lhe traga muitas alegrias e enviamos nosso abraço fraterno.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB 

Horário de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções