“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
Brasil e Mundo

Vice-presidente da CNBB sobre queimadas na Amazônia: É necessário fiscalização séria

Publicado em 23 de agosto de 2019 - 14:54:07

Nos últimos dias, os altos números de queimadas registradas no Brasil, sobretudo na região Amazônica, chamaram a atenção levando o tema aos assuntos mais comentados em redes sociais; diante dessa realidade, o vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jaime Spengler, alertou sobre a necessidade de uma “fiscalização série”.

“Segundo especialistas, o fator que melhor explica o aumento no número de focos de calor naquela região é o desmatamento. Provavelmente há também outras situações que caracterizam crimes ambientais e que merecem atenção. Esses elementos apontam para a sempre necessária fiscalização séria”, declarou o Prelado a Vatican News, acrescentando que os órgãos de controle possuem “papel de destaque, nesse âmbito”.

Dom Spengler assinalou que “há vozes, é verdade, que defendem o desenvolvimento da região através da exploração do subsolo, das florestas, do avanço da agricultura... Certamente tudo isso pode sim cooperar para o desenvolvimento da região, mas a que preço?”.

“Pode cooperar para o desenvolvimento da região desde que as iniciativas sejam orientadas por uma ética, digamos, ecológica; pela responsabilidade socioeconômica e ambiental. Além disso, não se pode esquecer a dignidade e a nobreza dos ecossistemas da região”.

O vice-presidente da CNBB recordou ainda o que diz “o Papa Francisco, na Encíclica Laudato si”’, sobre o “perverso sistema de propriedade e consumo atual. É impressionante essa expressão. Por isso da necessidade de encontrar novos caminhos para a promoção da ‘ecologia integral’, no respeito ao ambiente, aos povos nativos e à própria terra”.

Focos de queimadas também foram registrados em outros países como Bolívia e Paraguai.

Na última segunda-feira, a fumaça desses incêndios teriam chegada à cidade de São Paulo, que presenciou um escurecimento do céu, por volta das 15h. Por outro lado, o Centro de Operações de Emergência Regional (COER) do departamento de Madre de Dios informou na quarta-feira que a fumaça dos incêndios no Brasil e na Bolívia chegou a algumas províncias do Peru.

Fonte: Acidigital 

Horário de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções