“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
Brasil e Mundo

Brasília (DF) acolhe Encontro Nacional dos Bispos Eméritos

Publicado em 13 de setembro de 2019 - 14:52:59

A Comissão Especial para os Bispos Eméritos realizou, entre os dias 10 e 13 de setembro, a quinta edição do Encontro Nacional dos Bispos Eméritos, no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF). A iniciativa que reúne bispos eméritos de todo o Brasil – hoje 174 – tem a finalidade de propor a “troca de experiências e partilhas”.

Com uma programação especial, o encontro destacou assuntos relevantes para a vida e missão do bispo emérito, entre eles a questão da saúde dos religiosos. Para isso, os prelados tiveram palestras com médicos e especialistas no assunto, especificamente das áreas de urologia e cardiologia.

Os bispos também tiveram um diálogo com o arcebispo emérito de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno, sobre a vida do bispo emérito a partir da liturgia. O arcebispo emérito de Manaus (AM) e presidente da Comissão, dom Luiz Soares Vieira, disse que o cardeal os levou a momentos de reflexão sobre a época em que eles estão vivendo. “O cardeal nos motivou e nos animou a não ficarmos parados, mas continuarmos a realizar o trabalho de evangelização”, disse.

Do mesmo modo, o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joel Portella, teve a oportunidade de compartilhar com os bispos eméritos a importância das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, orientações que indicam elementos fundamentais para animação da ação evangelizadora da Igreja no Brasil.

Padre João Cândido Neto, assessor da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, disse que a reunião conseguiu cumprir o seu foco, que é o de principalmente mostrar que os bispos eméritos não estão sozinhos. “A CNBB está junto com eles e esse é o momento em que cada bispo pôde partilhar um pouco da sua experiência de vida e da sua experiência ainda de pastoral, pois cada um deles, sobretudo os que estão aqui, ainda estão realizando algum trabalho pastoral”, conta.

Referencial do regional Norte 1, que equivale ao Norte do Amazonas e ao Estado de Roraima, dom José Albuquerque, também estava no encontro e considerou ser este um momento de fraternidade entre os participantes. Ele afirma que os bispos eméritos continuam fazendo parte da Conferência e ainda ajudam muito no ministério episcopal.

“A beleza desse encontro é fazer com que a gente possa não se esquecer dessa presença que é sempre muito inspiradora, olhando para a vida deles a gente pode sim ter a certeza que eles se dedicaram e continuam se dedicando, entregando a própria vida, sempre na alegria, com despojamento, e a história de cada um é edificante” diz.

Visita à sede da CNBB

Na tarde da quinta-feira, dia 12, os bispos eméritos tiveram a oportunidade de conhecer a sede da CNBB e a editora, a Edições CNBB. O momento foi oportuno para verificar o funcionamento e a gestão dos espaços. Dom Paulo de Conto, bispo emérito de Montenegro (RS), viu a ocasião com grande entusiasmo e carinho por parte dos que o receberam. “Como é bom quando o bispo emérito é benquisto, é amado por todos”, disse. Ele foi escolhido para compor a Comissão para o próximo quadriênio, já que os membros atuais estão finalizando o mandato, com o encontro anual.

Na ocasião, o referencial do regional nordeste 2, dom José González, bispo emérito de Cajazeiras (PB), fez questão de enfatizar que apesar de todos serem eméritos, não quer dizer que são aposentados. “Todos nós em geral temos alguma atividade pastoral no lugar onde estamos, bom relacionamento com os bispos titulares e ajudamos nas paróquias e nos pedidos que a própria diocese faz, de modo que eu em concreto me sinto feliz, ainda útil e pedindo a Deus que me dê saúde para poder continuar ajudando”, falou.

A visita foi encerrada com uma celebração eucarística presidida pelo cardeal Raymundo Damasceno, que acolheu os bispos eméritos e agradeceu o trabalho realizado pela Comissão ao longo dos quatro anos. “Nessa Eucaristia agradecemos a Deus pelo trabalho que todos esses nossos irmãos realizaram durante esse mandato. Que Deus possa retribuir a eles, e pedimos também pela intercessão da Virgem Maria, cuja memória estamos celebrando no dia de hoje”.

Na ocasião, o cardeal anunciou que a Comissão contará com alguns novos membros para o próximo quadriênio. Os nomes ainda serão confirmados. O encontro encerra-se nesta sexta, 13, e conta com a participação de cerca de vinte bispos.

Fonte: CNBB 

Horário de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções