Comissão para a Liturgia tem novo bispo referencial no Regional Sul 1

Publicado em 19 de setembro de 2019 - 16:12:30

Dom Eduardo Malaspina, bispo auxiliar de São Carlos, é o novo bispo referencial da Comissão Episcopal para a Liturgia no Regional Sul 1 da CNBB, para o próximo quadriênio 2019-2020. Dom Eduardo também responderá pela Comissão em Defesa da Vida.

O anúncio foi feito na reunião da Comissão Episcopal Representativa do Regional Sul 1, realizada no final de agosto.

Ele assumiu no lugar de dom Sérgio Colombo, bispo de Bragança Paulista.

O Assessor Regional da Comissão para a Liturgia, padre Kleber Rodrigues da Silva que foi reconduzido ao cargo dá as boas vindas ao novo bispo referencial e manifesta agradecimento à Dom Sérgio. “Somos gratos a Dom Sérgio Colombo pelos quatro anos à frente da Comissão, trazendo-nos sempre o incentivo para uma liturgia autêntica, sendo presente em todos os eventos organizados pela equipe, e com sua alegria e afeto que lhe são próprios. A Dom Eduardo, desejamos um quadriênio de olhares para o horizonte, dando assim continuidade ao processo litúrgico do Regional”. disse padre Kleber.

Conheça um pouco mais sobre Dom Eduardo Malaspina

Dom Eduardo Malaspina Nasceu em Tabatinga, SP, no dia 12 de julho de 1967. É filho do Sr. Odino Malaspina e da Sra. Ivonete Alves de Souza, ele é o segundo filho de três irmãos. Depois de concluir o Seminário Menor (1982-1984) e a Faculdade de Filosofia no Seminário Diocesano de São Carlos (1985-1987), fez Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988-1991). Licenciado em Filosofia pelo Claretiano – Centro Universitário e fez Ciência da Comunicação Social, na Universidade Salesiana, em Roma.

Concluiu Jornalismo na Universidade do Sagrado Coração em Bauru (2001-2004) e Mestrado em Teologia Pastoral na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009-2012).

Como padre ocupou os seguintes encargos: pertencente ao clero da Diocese de São Carlos foi Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Jaú (1992), Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Américo Brasiliense, SP, (1992-1999), Secretário Diocesano de Pastoral e Coordenador Diocesano da Pastoral da Diocese de São Carlos (2000-2008). Representante dos Presbíteros da Diocese em diversos Encontros Nacionais de Presbíteros (ENP). Professor do Seminário do Propedêutico e do Instituto de Filosofia São Tomás de Aquino (INFISTA) da Diocese. Membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores. Chanceler do Bispado (2013-2017). Foi Pároco da Paróquia de São Nicolau de Flüe em São Carlos, SP (2001-2018). Em 07 de março de 2018 foi nomeado pelo Papa Francisco como Bispo Auxiliar da Diocese de São Carlos. Sua ordenação episcopal aconteceu Catedral São Carlos Borromeu, no dia 01 de maio de 2018. É presidente da Sub- região Campinas, Bispo Referencial da Comissão de Defesa da Vida e presidente da Comissão de Liturgia da Província Eclesiástica ambos do Regional Sul 1 da CNBB.

Fonte: CNBB/Sul 1