Brasil e Mundo

Frei Arcanjo Soares é o novo ministro provincial dos Capuchinhos de São Paulo

Publicado em 24 de outubro de 2019 - 15:40:18

Frei Arcanjo de Sousa Soares, através dos irmãos reunidos em Capítulo Provincial, foi eleito na manhã de hoje (24), em primeiro escrutínio (primeiro turno) o novo Ministro Provincial dos Frades Capuchinhos de São Paulo. Aos 39 anos recebeu hoje a missão de comandar uma Província com quase 90 frades, em um território que abrange todo o estado de São Paulo.

Pela segunda vez, os capuchinhos de São Paulo têm como Ministro Provincial um frade que não é de origem paulista. A primeira aconteceu em 1953, com Frei Anselmo Moena, frade de origem trentina (Itália).

Sua vida se assemelha com a de muitos migrantes que construíram a cidade de São Paulo. Natural da cidade Novo Oriente, no Piauí, há 17 anos, passou três dias em um ônibus e atravessou o país em busca de um futuro melhor. Chegou em Santo André, morando na comunidade do Tamarutaca, onde os frades desenvolviam trabalhos sociais com os pobres. Na cidade trabalhava em uma metalúrgica. De origem humilde, filho de Maria das Graças e Joaquim dos Santos, tem perfil conciliador, mas também firme. Foi eleito em 2016 como um dos conselheiros dos frades capuchinhos e agora o frade mais jovem eleito Ministro na história da Província. Atualmente é formador dos pós-noviços e guardião do Convento Santa Clara, em Taubaté. Ele fez a sua profissão perpétua em 17 de setembro de 2011.

Conselheiros eleitos:

1º - FREI ALONSO APARECIDO - VIGÁRIO PROVINCIAL
Frei Alonso foi Conselheiro da Província em 2004 e 2016. Tem 56 anos de idade e professou perpetuamente na Ordem em 1989. Atualmente é guardião do Convento Imaculada Conceição, em São Paulo - SP.

2º - FREI JOSÉ GOMES DE SOUSA JUNIOR
Frei José Gomes de Sousa, conhecido como Frei Portuga, já compôs o governo provincial em 2007, 2010 e 2016. Foi reeleito conselheiro hoje. Tem 54 anos de idad e professou perpetuamente na ordem em 2001. Atualmente é Secretário Provincial e Ecônomo.

3º - FREI JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA
Frei José Carlos de Oliveira, o Frei Zeca. No Capítulo Provincial de 2013 foi eleito Vigário Provincial. Atualmente é formador dos pós-noviços no Convento de Estudos Teológicos em Santo André-SP e também conselheiro nomeado da Província, ocupando a vaga que ficou aberta com a saída de Frei Carlos Silva.

4º - FREI EVERSON TAKAKI
Frei Everson Shigueki Takaki, ou Frei Takaki tem 40 anos de idade e é eleito pela primeira vez conselheiro provincial. Atualmente é formador da etapa do Postulado, em Piracicaba.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)