Brasil e Mundo

Papa Francisco nomeia novo bispo auxiliar para a arquidiocese do Rio de Janeiro

Publicado em 4 de dezembro de 2019 - 14:24:16

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 4 de dezembro, a decisão do Papa Francisco em acolher a solicitação do cardeal dom Orani João Tempesta, de poder contar com a colaboração de um bispo auxiliar, nomeando bispo titular de “Aulona” e auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro o padre Zdzislaw Stanislaw Blaszczyk (Tiago), atualmente presbítero na paróquia São Pedro do Mar (RJ).

Padre Tiago é natural de Gdów, na Polônia. O presbítero tem 50 anos. Ingressou no seminário maior da arquidiocese de Cracóvia em 1988 e fez mestrado na Pontifícia Academia de Teologia, também na Cracóvia.

Recebeu a ordenação sacerdotal no dia 14 de maio de 1994, trabalhou como vigário paroquial nas paróquias São Pedro e São Paulo, em Bolechowice, e da Exaltação da Santa Cruz, na Cracóvia.

Em 2000, como padre missionário diocesano “Fidei Donum”, mudou para a arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Trabalhou como pároco na paróquia São Judas Tadeu, em Bangu. Atualmente é pároco da paróquia São Pedro do Mar, no Recreio dos Bandeirantes, e integra o Conselho dos Presbíteros.

Saudação da CNBB ao padre Zdzislaw Stanislaw Blaszczyk (Tiago)

Estimado padre Tiago,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) expressa alegria com sua nomeação como bispo auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), anunciada pelo papa Francisco na manhã desta quarta-feira.

A nomeação como bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro reafirma o seu caminho missionário e o compromisso maior com a Igreja no Brasil .

Neste Advento, assim como Maria acolheu o mistério de Deus em sua vida, manifestamos gratidão pelo seu sim a esta nova missão confiada pela Igreja e fazemos votos de que seu ministério seja abençoado e fecundo.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB