Nomeado novo bispo auxiliar para a arquidiocese de São Paulo

Publicado em 8 de julho de 2020 - 15:03:10

Foi divulgada nesta quarta-feira, 8 de julho, a nomeação do padre Ângelo Ademir Mezzari como bispo titular de Fiorentino e auxiliar na arquidiocese de São Paulo (SP). Religioso rogacionista, padre Ângelo irá colaborar na ação pastoral da maior cidade do país. Desde outubro de 2016 é superior da Comunidade Religiosa Rogacionista em Bauru (SP).

Nascido em 2 de abril de 1957, na localidade de Sanga do Engenho, município de Nova Veneza, atualmente Forquilhinha, Santa Catarina, é filho de Antonio Mezzari (já falecido) e Maria Etelvina Ronchi Mezzari, sendo o mais velho de 7 irmãos.

Padre Ângelo Ademir ingressou em fevereiro de 1969, ainda não completados 12 anos, no Seminário Rogacionista Pio XII, em Criciúma (SC), onde fez o ensino fundamental e médio.

Já no estado de São Paulo, fez noviciado canônico em Bauru (SP), no ano de 1980, e a primeira profissão religiosa no dia 31 de janeiro de 1981. Professou os votos perpétuos na Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus, em janeiro de 1984, em Criciúma (SC). Estudou Filosofia na Faculdade Nossa Senhora Medianeira, em São Paulo (SP), e Teologia no Instituto Teológico Pio XI, também na capital paulista. Foi ordenado sacerdote no dia 22 de dezembro de 1984, em Sanga do Engenho/Forquilhinha (SC), sua terra natal. Atualmente tem 39 anos de vida religiosa e 35 de sacerdócio.

Após a ordenação, completou seus estudos fazendo o curso de Comunicação Social/Jornalismo na Universidade Federal do Paraná (1986-1989), e em São Paulo, no ano de 2003, completou o Mestrado em Teologia Dogmática, na Pontifícia Faculdade Assunção, da arquidiocese de São Paulo, com uma tese intitulada: “Revelação e Comunicação – a questão da transmissão da revelação”.

Na Congregação Rogacionista foi formador, atuou no campo da pastoral vocacional, da assistência social, da educação e comunicação, tendo sido diretor e redator da Revista Rogate e diretor presidente do Instituto de Pastoral Vocacional (IPV). Foi conselheiro da Província Rogacionista São Lucas (Brasil, Argentina e Paraguai) por três mandatos (1989-1988), superior provincial por oito anos (dois mandatos, de 2002 a 2010) e superior geral, por seis anos, de 2010 a 2016, em Roma.

O novo prelado também atuou na Igreja no Brasil, no âmbito da pastoral vocacional, em particular junto à Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB. Entre 1990 e 2010, foi colaborador e membro do Grupo de Assessoria Vocacional e contribuiu na realização dos Congressos Vocacionais do Brasil.

Desde outubro de 2016 é superior da Comunidade Religiosa Rogacionista em Bauru (SP) e pároco da paróquia Nossa Senhora das Graças. Na diocese, foi membro do Colégio de Consultores (2016-2018) e, desde 2018, faz parte do Conselho de Presbíteros.

Saudação ao padre Ângelo Ademir Mezzari

Brasília, 8 de julho de 2020

Prezado Irmão, padre Ângelo Ademir Mezzari, RCJ

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe, com alegria, a decisão do Papa Francisco anunciada, hoje, 8 de julho, da sua nomeação como bispo titular de Fiorentino e auxiliar da Arquidiocese de São Paulo (SP).

Sua trajetória na animação vocacional e sua caminhada à frente do serviço da Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus são sinais de esperança neste tempo em que a Igreja é chamada a renovar suas forças missionárias para bem cumprir a tarefa de anunciar a Palavra de Deus.

Alegramo-nos também com nosso irmão cardeal Odilo Pedro Scherer, que poderá contar com mais um auxiliar, atendendo às necessidades pastorais da maior cidade da América Latina, com suas diversas realidades que devem ser iluminadas com a luz da Boa Nova de Jesus Cristo.

Sejam motivadoras para sua caminhada, agora no ministério episcopal, as palavras do Papa Francisco: “desejo que a Igreja percorra este caminho ao serviço das vocações, abrindo brechas no coração de todos os fiéis, para que cada um possa descobrir com gratidão a chamada que Deus lhe dirige, encontrar a coragem de dizer «sim», vencer a fadiga com a fé em Cristo e finalmente, como um cântico de louvor, oferecer a própria vida por Deus, pelos irmãos e pelo mundo inteiro”.

Manifestamos gratidão pelo seu “sim” a esta nova missão confiada pela Igreja e pedimos que seja sempre conduzido pelo Divino Espírito Santo.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB