Papa Francisco anuncia a nomeação de 13 novos cardeais, entre eles, Dom Sérgio, arcebispo de Brasília

Publicado em 9 de outubro de 2016 - 09:11:23

Após o Angelus, desde domingo, 9 de outubro, o Papa anunciou que em 19 de novembro, véspera do fechamento da Porta Santa da Misericórdia, será realizado um Consistório para a nomeação de 13 novos Cardeais dos cinco continente.

"A proveniência deles de 11 nações - afirmou o Pontífice - expressa a universalidade da Igreja que anuncia e testemunha a Boa Nova da Misericórdia de Deus em todos os cantos da terra". A inserção dos novos Cardeais na Diocese de Roma, manifesta, outrossim, a "a indizível ligação entre a Sé de Pedro e as Igrejas particulares espalhadas pelo mundo".

No domingo, 20 de novembro, Solenidade de Cristo Rei, na conclusão do Ano Santo extraordinário da Misericórdia - disse ainda o Santo Padre - "concelebrarei a Santa Missa com os novos Cardeais, com o Colégio Cardinalício, com os Arcebispos, com os Bispos e com os Presbíteros".

Eis os nomes dos novos cardeais anunciados por Francisco:

- Dom Mario Zenari, "que permanece como Núncio Apostólico na amada e martirizada Síria" (Itália);
- Dom Dieudonné Nzapalainga, C.S.Sp., Arcebispo de Bangui (República Centro Africana);
- Dom Carlos Osoro Sierra, Arcebispo de Madrid (Espanha);
- Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília (Brasil);
- Dom Blase J. Cupich, Arcebispo de Chicago (EUA);
- Dom Patrick D’Rozario, C.S.C., Arcebispo de Dhaka (Bangladesh);
- Dom Baltazar Enrique Porras Cardozo, Arcebispo de Mérida (Venezuela);
- Dom Jozef De Kesel, Arcebispo de Malines-Bruxelles (Bélgica);
- Dom Maurice Piat, Arcebispo de Port-Louis (Ilhas Maurício);
- Dom Kevin Joseph Farrell, Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (EUA);
- Dom Carlos Aguiar Retes, Arcebispo de Tlalnepantla (México);
- Dom John Ribat, M.S.C., Arcebispo de Port Moresby (Papua Nova Guiné);
- Dom Joseph William Tobin, C.SS.R., Arcebispo de Indianápolis (EUA).
Aos membros do Colégio Cardinalício - disse o Papa - "unirei também dois Arcebispos e um Bispo emérito que se distinguiram em seu serviço pastoral e um Presbitero que deu um claro testemunho cristão". Trata-se de:
- Dom Anthony Soter Fernandez, Arcebispo emérito de Kuala Lumpur (Malásia);
- Dom Renato Corti, Arcebispo emérito de Novara (Italia);
- Dom Sebastian Koto Khoarai, O.M.I, Bispo emérito de Mohale’s Hoek (Lesoto) e o Reverendo Ernest Simoni, Presbítero da Arquidiocese de Shkodrë-Pult (Scutari – Albânia).

"Rezemos pelos novos Cardeais, para que, confirmando a sua adesão a Cristo, Sumo Sacerdote misericordioso e fiel (cf Heb 2,17), ajudem-me em meu ministério de Bispo de Roma"

Dom Sergio da Rocha

Dom Sergio da Rocha nasceu em Matão, no estado de São Paulo, aos 17/10/1959, filho de Rubens (+ 2000) e Aparecida Veronezi da Rocha. Foi bispo auxiliar de Fortaleza e arcebispo de Teresina. É o arcebispo metropolitano de Brasília. É o presidente da CNBB ( Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) desde dia 20 de abril de 2015, sucedendo o cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida.

Fonte: Rádio Vaticano