“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
Brasil e Mundo

A convergência da Igreja para o mundo digital e a correta utilização das redes sociais é tema do 21º Encontro Estadual da Pascom do Regional Sul 1

Publicado em 7 de novembro de 2016 - 14:42:07

O Diretório de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – aponta quatro eixos sobre os quais a Pastoral da Comunicação deve se estruturar para conquistar bons resultados: formação, articulação, produção e espiritualidade. Dois destes eixos foram utilizados durante os três dias em que 92 pessoas, entre agentes e coordenadores da Pastoral da Comunicação – Pascom – se reuniram na Chácara São José em Sorocaba (SP) para o 21º Encontro Estadual da Pastoral da Comunicação do Regional Sul 1 da CNBB.

Além dos leigos e sacerdotes ligados à Pastoral da Comunicação também participaram do encontro Dom Devair Araújo da Fonseca, Vigário Episcopal da Arquidiocese de São Paulo e membro da Comissão Nacional de Comunicação da CNBB e Dom Eduardo Benes, Arcebispo Metropolitano de Sorocaba (SP) e Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, Bispo Diocesano de Limeira e Referencial da Pastoral da Comunicação no Regional Sul 1.

O primeiro eixo trabalhado foi a formação tendo como tema “Igreja e Mídias Digitais”. As palestras foram conduzidas pelo professor Lindolfo Alexandre de Souza, graduado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, especialista em Comunicação Social pela Universidade São Francisco, graduado em Ciências Religiosas também pela PUC-Campinas e mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo.

Para dinamizar as apresentações o professor Lindolfo dividiu a palestra em três tópicos: Um olhar pela comunicação eclesial; Cibercultura; Capítulo VII do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil – que aborda a questão da Igreja e das Mídias Digitais. Segundo o professor o Documento da CNBB diz que “temos a responsabilidade e o compromisso de fazer presença no mundo digital e valorizar a cultura do mundo digital que nos leva a uma possibilidade de evangelização porque é preciso dialogar com o indivíduo que está no mundo digital e se fazer presente enquanto Igreja”.

O segundo eixo trabalhado no encontro foi a articulação. Segundo o Padre Marcos Vinicius Clementino, Coordenador Estadual da Pascom no Regional SP 1, pela primeira vez, em muitos anos, todas as oito sub-regiões do estado de São Paulo estão com suas representações completas. “Neste curto período que estou à frente da coordenação estadual conseguimos que todas as sub-regiões tivessem seus coordenadores, mas nem todos puderam participar deste encontro, mas acreditamos que para o próximo ano, teremos um número maior de agentes vindos de todo o estado de São Paulo”, ponderou o sacerdote.

Um aspecto que chamou a atenção foi a participação de um grupo de jovens com idades entre 13 e 16 anos da Pascom da Paróquia Santa Cruz do município de Santa Cruz das Palmeiras, pertencente a Diocese de São João da Boa Vista. “O que me chamou a atenção foi vê-los o tempo todo sentados durante toda a apresentação procurando beber da fonte e isso é surpreendente porque acreditamos que é isso que está faltando, não é que os jovens devam se afastar das redes sociais e das mídias digitais, mas devem estar presentes e saber usa-las e eu acredito que é uma nova época e nós temos de propor isso a outros tantos jovens”, explica Padre Marcos.

Dom Vilson ministrou a palestra de abertura falando sobre a importância que a Pastoral da Comunicação tem nas paróquias e dioceses. Segundo ele é necessário que se faça sempre um trabalho de capacitação dos agentes da Pascom para que a ação pastoral alcance seus objetivos de forma eficiente. “O que tivemos aqui nesses dias de formação foi uma grande troca de experiências e adquirimos novos conhecimentos sobre as maneiras de evangelizar através das redes sociais e das mídias digitais. Devemos aprender a descobrir Jesus no rosto do próximo, precisamos ir ao encontro de todas as pessoas que estão afastadas de Deus e da comunidade e com as ferramentas digitais que temos hoje em dia, fica mais fácil alcançar esses objetivos”.

O 22º Encontro Estadual da Pascom já tem data e local marcados. Será na cidade de Agudos (SP) entre os dias 17 e 19 de novembro de 2017.

Fonte: Imprensa Católica
Fotos: Luiz Fernando Garcia

 

Horário de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

Política de Privacidade
Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções