“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
“Eu te constituí como luz das nações para levares a salvação até os confins da terra” (At 13,47)
Brasil e Mundo

Morre bispo emérito de Dourados (MS)

Publicado em 7 de novembro de 2016 - 17:01:04

Morreu aos 77 anos, no domingo, 6, o bispo emérito de Dourados (MS) dom Redovino Rizzardo. Ele fazia tratamento contra o câncer de próstata e estava internado no Hospital do Coração. Dom Redovino foi ordenado bispo de Dourados em 2001 e no ano passado renunciou ao cargo, de acordo com as normas do Direito Canônico, por questão de idade. Desde então, dedicou-se ao tratamento de saúde. O velório começou na noite de domingo, 6, na catedral Imaculada Conceição, e corpo deve ser enterrado no final da tarde desta segunda-feira, 7, logo após missa de encomendação, presidida pelo arcebispo de Campo Grande (MS), dom Dimas Lara Barbosa.

História

Natural de Bento Gonçalves (RS), dom Redovino nasceu em 12 de abril de 1939. Muito jovem, iniciou sua vida religiosa na Congregação dos Missionários de São Carlos - Scalabrinianos, sendo ordenado sacerdote aos 28 anos. Durante sua vida sacerdotal, antes do episcopado, foi vigário paroquial; diretor do Centro de Estudos Migratórios da Congregação e assessor do Setor de Migrações do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); diretor do Centro Scalabriniano de Formação e Espiritualidade, em Guaporé (RS). Em 2001, foi nomeado pelo papa João Paulo II para ser bispo coadjutor de dom Alberto Först, tornando-se o quinto bispo diocesano de Dourados. Muito ligado aos meios de comunicação, dom Redovino escreveu alguns livros, entre eles São Carlos Borromeu (Paulinas); João Bastista Scalabrini (Paulinas) e A Imigração Italiana na América Latina (Est).

Atividades como Bispo

Bispo coadjutor de Dourados (MS) (2001); secretário regional da CNBB Oeste 1 (2003 a 2006 e 2007 a 2010); bispo referencial para as Pastorais do Migrante, para Liturgia e o Ecumenismo; vice-presidente do regional Oeste 1 (2001 a 2015).

 

NOTA DE PESAR DA CNBB
PELO FALECIMENTO DE DOM REDOVINO RIZZARDO

Brasília, 7 de novembro de 2016


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento de dom Redovino Rizzardo, bispo emérito de Dourados (MS), ocorrido na manhã deste domingo, 6 de novembro de 2016. Fazemos nossa oração e prestamos nossas condolências aos familiares, às comunidades da Diocese de Dourados e ao seu sucessor, dom Henrique Aparecido de Lima.

Depois que soube do diagnóstico do câncer que o venceu, dom Redovino escreveu um artigo iluminado no qual dizia: “preciso reconhecer que a vida me foi sempre generosa. Não nego: desde a infância, passei por momentos amargos e dolorosos, que geraram carências e traumas. Mas foram mitigados pelo amor com que Deus me acompanhou, concretizado na amizade e no apoio que uma multidão de irmãos e irmãs me proporcionou. Penso que posso repetir o que o Papa Francisco disse de si mesmo, após o término da Jornada Mundial da Juventude: ‘Como padre, fui feliz; como bispo, fui feliz; e agora, como papa, continuo feliz!’”.

Neste mesmo artigo, nosso Irmão, também tratou da morte: “Quanto à morte, retomo as palavras do Papa numa entrevista que deu no Rio de Janeiro: ‘Não tenho medo. Sei que ninguém morre na véspera. Quando chegar a minha vez, o que Deus permitir, assim será!’. Com isso, não nego o meu medo diante da dor e da morte. Esta continua sendo o maior desafio da vida, semelhante ao de uma criança que deixa o aconchego do seio materno para entrar num mundo desconhecido”. Recordamos este testemunho de grandeza de alma para nos ajudar a vivenciar este momento de esperança firme na ressurreição.

Em Cristo,

 

 

Dom Leonardo Ulrich Steiner, OFM
Bispo auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB
 

Horário de Funcionamento

Cúria Diocesana

Segunda a Sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Assessoria de Comunicação

Segunda a Sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 Diocese de Piracicaba

Diocese de Piracicaba

Política de Privacidade
Av. Independência, 1146 – Bairro Higienópolis - Cep: 13.419-155 – Piracicaba-SP - Fone: 19 2106-7575
Desenvolvido por index soluções