Brasil e Mundo

Pastoral da Comunicação reflette sobre Igreja e mídias digitais

Publicado em 11 de novembro de 2016 - 17:07:10

Foi positiva a avaliação de Dom Vilson Dias de Oliveira e de Padre Marcos Vinícius Clementino, respectivamente bispo referencial e coordenador estadual do Setor de Comunicação do Regional Sul I da CNBB, do 21° Encontro Estadual de Comunicação de São Paulo, realizado entre os dias 4 e 6 de novembro de 2016, em Sorocaba (SP). Durante o encontro, a comissão de coordenação do setor atingiu uma de suas principais metas – reuniu, pela primeira vez em alguns anos, as representações de todas as oito sub-regiões que compõem o Regional Sul I. O próximo desafio, segundo Padre Marcos, é constituir coordenações de PASCOM em todas as 42 dioceses do Estado. O 22° Encontro já tem data e local – acontecerá em Agudos, na sub-região de Bauru, entre os dias 17 e 19 de novembro de 2017.

Com o tema “Igreja e mídias digitais”, o encontro em Sorocaba contou com a assessoria do professor da PUC-Campinas Lindolfo Alexandre de Souza. Ele dividiu suas reflexões em três partes – um olhar pela comunicação eclesial; cibercultura; e o VII capítulo do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (justamente sobre mídias digitais). Durante sua fala, o professor mostrou os potenciais e os riscos dos avanços das tecnologias em relação às interações humanas e formas de compartilhamento de informações, apontando os desafios da Igreja em manter-se fiel à sua tradição sem deixar de lado o uso, por exemplo, das redes sociais.

A abertura do encontro, na noite do dia 4, também contou com as presenças do arcebispo de Sorocaba, Dom Eduardo Benes, e do membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, Dom Devair Araújo da Fonseca – que destacou a alegria da comissão nacional por ver um regional tão bem articulado. Sobre o tema central do encontro, Dom Devair avalia que a Igreja tem enfrentado bem o desafio de estar presente nos ambientes digitais e fez votos de que as reflexões suscitadas no encontro motivem as dioceses a continuarem apoiando e incentivando os agentes da PASCOM. Ainda na abertura, Dom Vilson apresentou um panorama da comunicação na Igreja, destacando a transformação empreendida pelo Papa Francisco na forma de anunciar o Evangelho ao mundo.

O encerramento do encontro, no domingo (6), foi dedicado à articulação das dioceses junto as sub-regiões. Padre Marcos Vinícius ressaltou a necessidade de as dioceses não se isolarem da atuação junto às demais dioceses que compõe cada sub-região, comportando-se como ilhas. Após Dom Vilson apresentar as atividades realizadas pelo Setor de Comunicação em 2016, Padre Marcos lembrou a todos que os membros da Comissão de coordenação estão à disposição para estarem presentes em encontros diocesanos ou das sub-regiões. Segundo ele, a coordenação do regional não precisa necessariamente assessorar os encontros, mas sua presença reitera o sentido de comunhão com que o trabalho de comunicação do Regional deseja ser realizado.

Em 2017, também haverá o 2° encontro de coordenadores diocesanos, em Limeira (SP). O tema deste encontro será o da mensagem para o Dia Mundial das Comunicações 2017 e será realizado no dia 6 de maio. O tema do 22° Encontro Estadual de Comunicação deverá ser definido na última reunião de 2016 da comissão, que será realizada no dia 5 de dezembro. Durante essa última reunião, também deverá ser definido um pacote do grupo do Regional Sul I para participação no Mutirão Brasileiro de Comunicação – que será realizado entre os dias 16 e 20 de agosto de 2017, em Joinville (SC).

Por: Rafael Alberto Alves da Assessoria de Imprensa da Comissão de Comunicação do Regional Sul I da CNBB

Fonte: CNBB/Sul 1