Começam as aulas do Primeiro Módulo do Curso em especialização para padres formadores

Publicado em 25 de janeiro de 2017 - 15:48:24

Quarenta e três padres formadores de seminários e casas de formação iniciaram no dia 16 deste mês as aulas do curso de Especialização para Formadores, que tem como tema “Dimensão Humano-Afetiva da Formação Presbiteral e Religiosa”, oferecido pela Organização dos Seminários e Institutos – (Osib), em parceria com Faculdade Dehoniana e com o apoio do Regional Sul 1 (São Paulo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – (CNBB). A finalidade é oferecer elementos fundamentais para o aprofundamento da identidade do formador e seu ministério, na compreensão integral do processo formativo e no acompanhamento dos candidatos ao ministério sacerdotal.

O curso iniciou com a missa presidida pelo bispo auxiliar de São Paulo e Referencial para a Osib Nacional, dom José Roberto Fortes Palau e concelebrada pelos padres Leandro dos Santos, presidente da OSIB no Regional Sul 1, Marcelo Batalhoto, diretor da Faculdade Dehoniana e Osmar Cavaca , coordenador da Escola para Formadores

Os formandos contaram, ainda, com a Aula inaugural ministrada pelo bispo auxiliar de São Paulo, dom José Roberto Fortes Palau. Em sua palestra, o bispo discorreu sobre a formação sacerdotal à luz do documento intitulado “O dom da vocação presbiteral, Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis”, publicado pela Congregação para o Clero da Santa Sé.

O curso tem quatro módulos a serem desenvolvidos nos períodos de férias, janeiro e julho, sendo eles, dimensão humano- afetiva; dimensão comunitária; dimensão espiritual; dimensão intelectual e pastoral. O primeiro módulo, com aulas das 8 às 12 horas, das 14 às 18 horas e das 20h às 22 horas, de segunda a sábado, será realizado até 27 de janeiro, no câmpus da Faculdade Dehoniana, em Taubaté, SP.

“O curso tem os mesmos reconhecimentos que o curso pós- graduação lato sensu e a qualidade também. Contudo, àqueles estão ainda cursando curso superior, o curso passa a ser de extensão, extra curricular “, afirma o padre Leandro dos Santos, presidente regional da Osib.

Neste primeiro módulo, as disciplina são as seguintes: Introdução Geral a Dimensão Humano-Afetiva da formação; Eclesiologia I – O documento 93 da CNBB Diretrizes para a formação dos presbíteros na Igreja no Brasil; Antropologia – Antropologia pedagógica e o processo formativo, Crise atual e juventude; Psicologia – Psicologia e processos formativos; Psicologia, maturidade e psicopatologias nos processos formativos; Pedagogia: Acompanhamento vocacional e aconselhamento; Metodologia: Metodologia para elaboração do artigo científico.

Fonte: CNBB/Sul1