Brasil e Mundo

Novo Arcebispo de Sorocaba toma posse no próximo dia 25

Publicado em 7 de fevereiro de 2017 - 17:01:37

O novo arcebispo de Sorocaba, Dom Julio Endi Akamine, assume o cargo no próximo dia 25 de fevereiro, sábado, às 10 horas, em missa na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Ponte. O religioso é o terceiro arcebispo de Sorocaba (SP) e substituirá o arcebispo Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, que ficou 11 anos à frente da arquidiocese.

O novo arcebispo tem 55 anos e foi transferido da arquidiocese de São Paulo (SP), onde ocupava o cargo de bispo auxiliar desde 2011. Atualmente é secretário-geral do Regional Sul 1.

“Por ocasião da minha nomeação como Arcebispo de Sorocaba, agradeço a Dom Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo, toda a ajuda, orientação e fraternidade demonstradas nos cinco anos em que estive e trabalhei nesta querida Arquidiocese como bispo auxiliar. (…) Humilhado pela consciência de minhas faltas, mas confiando em “Deus, que sabe ler no coração da pessoa o seu desejo mais oculto”, e que “fixou seu olhar amoroso sobre cada um de nós”, dirijo a todos minha afetuosa e paternal saudação. Porque sou plenamente filho da Igreja, desejo exercer entre e perante vós a paternidade episcopal. Espero poder, no exercício do encargo a mim confiado, “percorrer todos os dias com fidelidade e alegria os caminhos da caridade”, Com esse propósito, volto meu olhar para os da Mãe da Misericórdia. Antes mesmo de vos conhecer já vos amo. A Dom Eduardo Benes agradeço todo o bem realizado e que continuará a fazer na Arquidiocese de Sorocaba. A sua delicada e preciosa fraternidade, a mim demonstrada, me encoraja a me unir a ele e a todos os fiéis na prática incansável do bem, com minhas orações e sacrifícios”, disse Dom Julio em carta publicada pelo portal da Arquidiocese de São Paulo dirigida a Excia. Revma. Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, aos padres, diáconos, consagrados e consagradas, aos fiéis leigos e a todos os irmãos e irmãs da Arquidiocese de Sorocaba.

Seu lema episcopal é: “Não vos canseis de fazer o bem”

BIOGRAFIA

Filho do casal Guengio Akamine (falecido) e Teruco Oshiro Akamine, nasceu em 20 de novembro de 1962 em Garça, Diocese de Marília, Estado de São Paulo

Em 1975 entrou no Seminário da Sociedade do Apostolado Católico (Palotinos), em Londrina (PR), onde completou os estudos no Seminário Menor São Vicente Pallotti. Fez o noviciado em 1979 no Seminário Rainha da Paz, Cornélio Procópio (PR). Sua primeira consagração foi a 8 de dezembro de 1980, na mesma cidade.

Cursou Licenciatura em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica (PUC), de 1981 a 1983, e Teologia no “Studium Teologicum Claretianum”, de 1984 a 1987, na arquidiocese de Curitiba (PR). Foi ordenado sacerdote em 24 de janeiro de 1988, na cidade de Cambé (PR).

Obteve o Mestrado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1993 a 1995) e Doutorado na mesma Universidade (2001 a 2005).

Como sacerdote palotino desempenhou a função de vigário paroquial, pároco e reitor do Seminário Mario Palotino, em Curitiba. Também foi assessor da Organização dos Seminários e e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (Osib) no regional Sul 2 da CNBB. Entre outras funções, atuou como diretor do período introdutório da Província Regina Apostolorum, na Itália (2003-2004).

No período de 1996 a 2001 e de 2005 a 2011, foi professor de teologia no Studium Theologicum, em Curitiba, onde lecionou as matérias de Teologia Sacramentária Geral, Sacramentos da Iniciação Cristã, Eclesiologia, Trindade, Introdução à Teologia e Teologia Fundamental.

Foi reitor Provincial da Província Palotina São Paulo Apóstolo, com sede na capital paulista, de 2008 a 2011, quando foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, em 4 de maio daquele ano. Sua ordenação episcopal foi em 9 de julho.

Dom Júlio é referencial da Pastoral da Educação e secretário-geral do Regional Sul 1 da CNBB.

Fonte: CNBB/sul1