Mensagem oficial da CNBB ao novo bispo

Publicado em 31 de maio de 2017 - 15:48:32

Dom Leonardo Steiner, secretário-geral, enviou mensagem de saudação ao bispo de Uruguaiana (RS), dom José Mário Scalon Angonese, nomeado pelo Papa Francisco na manhã desta quarta-feira, 31 de maio.

No texto, dom Leonardo lembra o itinerário de dom Angonese desde o tempo em que, como padre, cuidou da pastoral e ajudou na formação do clero. “Pedimos que Deus o ilumine nessa nova fase do seu caminho pelas trilhas do Senhor“, disse o secretário-geral.

Leia a Saudação:

Brasília,31 de maio de 2017

Saudação a dom José Mário Scalon Angonese

Prezado Irmão dom José Mário Scalon Angonese.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) traz uma saudação especial, nesta quarta-feira, 31 de maio, por ocasião de sua nomeação feita pelo Papa Francisco para a Diocese vacante de Uruguaiana (RS).

Um jovem bispo gaúcho, já com um vasto itinerário de dedicação à ação evangelizadora da Igreja desde os tempos de sacerdote quando serviu na pastoral e na formação do clero até os últimos quatro anos como bispo auxiliar de Curitiba (PR), é convocado pelo Santo Padre a ser pastor do rebanho de Cristo em sua terra natal. Pedimos que Deus o ilumine nessa nova fase do seu caminho pelas trilhas do Senhor.

Manifestamos nossa alegria com sua nomeação trazendo uma palavra inspiradora do Papa Francisco quando se dirigiu à novos bispos em outubro de 2015: “Sois Bispos da Igreja […] Viestes de um encontro irrepetível com o Ressuscitado. Atravessando os muros da vossa impotência, Ele alcançou-vos com a sua presença. Não obstante conhecesse as vossas negações e abandonos, as vossas fugas e traições. No entanto, Ele chegou no Sacramento da Igreja e soprou sobre vós. Trata-se de um sopro que deveis preservar, um sopro que transtorna a vida (que nunca mais será como antes), embora tranquilize e console como uma brisa leve, da qual não é possível apoderar-se. Peço-vos que não domestiqueis este poder, mas que o deixeis transtornar continuamente a vossa vida”.

Seu lema, “Eis-me aqui, enviai-me”, já nos dá a medida de sua disponibilidade e nos alegra com a esperança de seu trabalho junto às comunidades de Uruguaiana. Deus o abençoe sempre e Nossa Senhora Conquistadora, padroeira de sua nova diocese, o acompanhe e o ajude!

Em Cristo,

Leonardo Ulrich Steiner