Santuário Nossa Senhora dos Prazeres

No dia 26 de julho de 2001, em solene celebração eucarística presidida por Dom Eduardo, foi instalado oficialmente o Santuário Nossa Senhora dos Prazeres, tendo como reitor o Padre Antônio Carlos D´Elboux. A partir de 2 de fevereiro de 2008, o Padre Edvaldo de Paula do Nascimento assumiu como segundo reitor. O atual reitor é o Padre João Carlos da Cunha, desde o dia 9 de fevereiro de 2018.

Nossa Senhora dos Prazeres foi a primeira padroeira de Piracicaba. Os livros históricos registram que, em 1766, o português Morgado de Mateus, capitão-geral da Capitania de São Paulo, mandou que se começasse um povoado na região próxima do Rio Piracicaba. Também determinou ao povoador, Antônio Correa Barbosa, que fosse feita uma capela em honra de Nossa Senhora dos Prazeres, devoção de origem portuguesa que venera as sete grandes alegrias de Nossa Senhora. Assim, tornou-se a primeira padroeira do povoado. Mas anos mais tarde, o povoador preferiu colocar como padroeiro o santo de seu nome, Santo Antônio de Lisboa. Diante das reclamações populares, ele teria inventado a lenda de que a imagem de Nossa Senhora fora carregada pelos anjos rio abaixo.

Em 1974, alguns historiadores insistiram com o bispo diocesano para que se fizesse algo para perpetuar a verdade histórica da primeira padroeira da cidade. Diante disso, Dom Aníger Francisco de Maria Melillo criou a paróquia Nossa Senhora dos Prazeres em 19 de junho de 1974, atendendo sugestão do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba nos 200 anos de criação da Freguesia (paróquia) de Piracicaba (a Paróquia Santo Antônio), em sessão da Câmara Municipal realizada na Catedral de Santo Antônio. Mas a paróquia não se concretizou. Anos mais tarde, em 31 de maio de 1996, a paróquia foi recriada por Dom Eduardo. E no dia 15 de junho daquele ano, aconteceu a sua instalação e posse do primeiro pároco, o Padre Antônio Carlos D´Elboux.